NOTÍCIAS

Pesquisa INDSAT aponta que abastecimento de água em Sorocaba tem 85,6% de aprovação da população, saltando 20 pontos percentuais em satisfação – Agência de Notícias

 

A qualidade do abastecimento de água, disponibilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, disparou e obteve 85,6% de aprovação da população, conforme pesquisa realizada pela equipe do site Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT). O levantamento foi divulgado nesta semana, a partir de dados coletados em junho deste ano, ouvindo 600 moradores da cidade, maiores de 16 anos.

Sorocaba apresentou em junho as melhores avaliações do abastecimento, desde novembro de 2020. Segundo o INDSAT, em novembro do ano passado, a aprovação somava 65,8% e atingia 698 pontos de satisfação. A pontuação atual também aumentou muito, para 793 pontos de satisfação (de um total de 1.000).

“Essa aprovação é motivo de orgulho para a Administração Municipal, que tem agido de maneira ágil e com ações eficientes, para garantir um abastecimento de qualidade, mesmo em um momento de estiagem e crise hídrica em todo o País. Temos conseguido atender a população e sem a necessidade, até o momento, de rodízio”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

Conforme o INDSAT, os números referentes ao abastecimento de água em Sorocaba demonstram o desempenho satisfatório do serviço na cidade, uma vez que houve um salto de vinte pontos percentuais em aprovação, na relação com o fim de 2020.

A pesquisa aponta, ainda, índice atual de rejeição de apenas 2,2% (1,3% de ruim e 0,8% de péssimo). O abastecimento registrou também forte queda nas avaliações negativas, que chegavam a 14,7% em novembro do ano passado. Os dados do levantamento consideram margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

 

Explicações

O INDSAT também apurou que, entre as medidas que refletem a grande aprovação dos moradores em relação ao setor, está a realização de obras pela Prefeitura de Sorocaba. Houve destaque para a instalação do novo poço de água no bairro Genebra, localizado na região de Brigadeiro Tobias e com capacidade de armazenamento de 250 mil litros.

A execução de melhorias no sistema de abastecimento de água tratada, que atende às regiões do Éden e Cajuru, também foi mencionada no estudo, citando a instalação de 830 metros de tubulação. Assim como a realização de campanhas de conscientização dos usuários, adotadas pelo Saae/Sorocaba, quanto ao consumo de água, contribuindo para a garantia do abastecimento regular, principalmente no período de estiagem, entre os meses de junho e setembro.

“A entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, captando água do Rio Sorocaba desde julho passado, é uma conquista que merece ser destacada, de forma a dar mais segurança ao sistema hídrico de abastecimento, operando de forma interligada com as ETAs Cerrado e Éden, podendo abastecer todas as regiões da cidade”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Ele lembrou que, desde maio, a autarquia realiza uma campanha quanto à necessidade de a população economizar e fazer o uso consciente da água, à qual foi intensifica desde o dia 21 de agosto. Bem como, mantém uma série de ações e medidas preventivas adotadas diariamente, do ponto de vista institucional e operacional, da captação até a distribuição. Inclusive, disponibilizou uma Calculadora de Consumo de Água (https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/), ferramenta on-line para que a população tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água.

“Essas e outras ações, como também um Programa de Redução e Controle de Perdas, mais um trabalho educativo de porta em porta, para combate ao desperdício e uso inadequado da água, integram um Plano de Contingência implementado pelo Saae/Sorocaba para assegurar um atendimento de qualidade à população, em um momento de alerta devido à estiagem”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Sistema e apoio da população

O Sistema de Abastecimento de Água de Sorocaba conta, atualmente, com 25 centros de distribuição, 63 reservatórios (com um volume total de 105.840 m³), mais de dois mil quilômetros de redes de adução e distribuição e de 237 mil ligações de água ativas. O Centro de Controle Operacional do Saae/Sorocaba opera durante 24 horas e monitora 100% das unidades de abastecimento e todo o sistema, de forma integral e instantânea.

Contudo, o Saae/Sorocaba conta sempre com o apoio da população, para que faça economia e uso consciente da água, ao longo de todo o ano e, sobretudo, durante a estiagem. As principais dicas e instruções São:

– Fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– Evitar banhos demorados;

– Antes de lavar a louça, remover restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho;

– Não lavar as calçadas e o carro com mangueira;

– Molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno;

– Utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

 

INDSAT

O INDSAT tem como proposta oferecer conteúdos e informações, tendo como base pesquisas de opinião, realizadas com alto rigor metodológico. O sistema mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal.

As cidades avaliadas são divididas em agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porto (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes, onde se enquadra Sorocaba. São utilizadas, como fonte de dados, projeções populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Seade.

Mais detalhes podem ser conferidos no site https://www.indsat.com.br/

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/pesquisa-aponta-que-abastecimento-de-agua-em-sorocaba-tem-856-de-aprovacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pesquisa-aponta-que-abastecimento-de-agua-em-sorocaba-tem-856-de-aprovacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *