NOTÍCIAS

Atletas representam Sorocaba no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico em São Paulo – Agência de Notícias

Os atletas Giovane Lira, de 25 anos, e Tiago Cabral, de 37 anos, que integram o projeto Atletismo ACD (Atletas com Deficiência)/Sorocaba, estão na disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico em São Paulo.

O projeto Atletismo ACD/Sorocaba é desenvolvido pela Associação Criança Feliz, contando com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav). A competição teve início nesta quinta-feira (5) e seguirá até sábado (7).

Ambos os atletas de Sorocaba encontram-se entre os oito melhores do País e buscam as primeiras posições no campeonato brasileiro. Giovane Lira é deficiente físico da classe T36, que inclui paralisias cerebrais. Ele irá concorrer às provas de velocidade 100m e 200m. Já, Tiago Cabral é deficiente visual da Classe T12 e participará das competições de arremesso de peso e lançamento de dardo.

“É muito gratificante ver todo trabalho que estamos fazendo refletir em resultados, pois os atletas estão bem preparados. Agora, é o momento de irem à busca de boas posições entre os melhores do Brasil”, relatou Willian Santos, gestor da modalidade e técnico de Atletismo Paralímpico da Associação Criança Feliz.

Para o secretário de Esporte e Qualidade de Vida de Sorocaba, Pedro Souza, parcerias, como essa, com importantes associações da cidade promovem, ainda mais, a inclusão de pessoas com deficiência na vida esportiva. “O exemplo dos dois atletas mostra, nitidamente, que a prática do esporte é para todos. É com muita alegria que recebemos a notícia de que Sorocaba está sendo representada no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico por duas pessoas tão capacitadas, como eles”, completou o secretário.

A Associação Criança Feliz de Sorocaba é uma instituição socioassistencial que iniciou suas atividades em 2008. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual, é registrada nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Faz parte do Cadastro Estadual de Entidades Assistenciais e possui a CEBAS (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social).

A instituição atende, gratuitamente, cerca de 120 pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica ou negligência familiar e que vivem em condições precárias de moradia. O principal objetivo é incluí-las na sociedade. No local, são oferecidas aulas de teatro, dança, esporte, música, artes, recreação, informática, robótica, reforço escolar, oficina de reciclagem, acompanhamento social e psicológico, além de orientação familiar e acesso a programas de geração de renda.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/atletas-representam-sorocaba-no/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=atletas-representam-sorocaba-no