Segundo módulo do curso “Viveirista – Horticultura” tem início no Parque Natural “Chico Mendes” – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), deu início, nesta quarta-feira (18), ao segundo módulo do curso “Viveirista – Horticultura”, no Parque Natural “Chico Mendes”, localizado no Alto da Boa Vista. A participação no curso, que ocorre até sexta-feira (20), está restrita aos alunos que concluíram o primeiro módulo, realizado em abril deste ano.

Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e o Sindicato Rural de Sorocaba, a formação tem o objetivo de capacitar funcionários, colaboradores e demais interessados na cultura de hortaliças e na implantação e manutenção de um viveiro para o seu cultivo.

Durante as aulas, os participantes aprenderão sobre manejo e tratos culturais, irrigação, adubação de cobertura, controle de temperatura e luminosidade, desbaste, repicagem e transplante. O conteúdo do curso ainda vai englobar tutoramento, controle de plantas espontâneas, aclimatação, entre outros temas.

Neste primeiro dia do treinamento, o instrutor do Senar, Eduardo Mendoza, abordou sobre os biofertilizantes, ensinando receitas e formas de aplicação. Ele também falou sobre equipamentos para irrigação e ensinou os participantes como fazer sistemas alternativos e econômicos para irrigação de viveiros e de hortas, além de tratar sobre o controle de formigas e ensinar como realizar o teste de fertilidade de solo.

O grupo também teve a oportunidade de conferir as mudas de diferentes hortaliças que foram produzidas durante o primeiro módulo do curso e serão plantadas em canteiros, agora neste segundo módulo.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Fotos: Sema/Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/segundo-modulo-do-curso-viveirista-horticultura-tem-inicio-no-parque-natura/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=segundo-modulo-do-curso-viveirista-horticultura-tem-inicio-no-parque-natura