Prefeitura entrega novo conjunto semafórico e obras de melhorias viárias no Campolim – Agência de Notícias

A Secretaria de Mobilidade (Semob) conclui a instalação e colocou em funcionamento, nesta quinta-feira (2), um conjunto semafórico no cruzamento da Rua Antônio Perez Hernandez com a Avenida Professora Izoraida Marques Peres, no Campolim, Zona Sul da cidade. No local, ainda, foram realizadas obras de melhorias viárias, em parceria com a iniciativa privada.

O acionamento do novo dispositivo foi feito pela aposentada Maria Zilda Nascimento da Silva Santos, 73 anos, moradora dos arredores, a convite do prefeito Rodrigo Manga. Eles estavam acompanhados do secretário municipal Carlos Eduardo Paschoini (Semob) e de outros munícipes. “Fiquei surpresa com convite e gostei! Acionei o botão e os semáforos funcionaram. Passo todo dia por aqui e foi um ótimo investimento, pois não tinha condição de cruzar a via a pé e também vai evitar congestionamentos”, disse Maria Zilda.

O novo conjunto semafórico é composto por seis grupos focais veiculares e oito para pedestres. O dispositivo tem sistema inteligente de controle, para ajuste e sincronização dos semáforos. Houve a instalação de 10 placas de regulamentação e advertência, além da pintura de 160 metros quadrados de sinalização de solo, inclusive faixas de travessia, como forma de garantir mais segurança a motoristas e pedestres, além de orientar o trânsito nessa região da cidade.

“Conversei com alguns moradores aqui, da região, e fiquei feliz em saber que todos aprovaram essa intervenção feita neste cruzamento. Foi uma reivindicação dos munícipes, que foi encaminhada à Semob e cujos técnicos definiram o melhor projeto para ser implantado aqui. Uma ação simples, mas que vai proporcionar mais fluidez ao trânsito e segurança viária para os usuários”, apontou o prefeito Rodrigo Manga.

Em parceria com a Construtora Patriani, como medida mitigadora a empreendimentos em execução pela empresa nessa região da cidade, foi providenciada a abertura do canteiro central, para permitir o acesso direto pela Rua Antônio Perez Hernandez à pista Bairro/Centro da Avenida Izoraida Marques Peres. Dessa forma, os motoristas podem ingressar também, mais à frente, em sentido a Votorantim, pela Avenida Cláudio Pinto Nascimento.

“Adequações no sistema de trânsito, neste ponto do Campolim, eram necessárias, devido à intensificação na circulação de pedestres e veículos na região. Outra medida foi a proibição de estacionamento em um dos sentidos da Rua Antônio Perez Hernandez e o redimensionamento de faixas, tudo para dar melhor fluxo ao trânsito”, confirmou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Apesar de o local estar devidamente sinalizado, os técnicos da Semob recomendam aos motoristas que redobrem a atenção quanto ao novo conjunto semafórico e às mudanças viárias nessa região da cidade, que conta, ainda, com o monitoramento de agentes de trânsito.

Central Semafórica

Sorocaba conta com 398 conjuntos semafóricos, ligados a uma central de controle existente no Centro de Controle Operacional (CCO), da Urbes – Trânsito e Transportes. É possível operar o sistema de forma remota, sempre atentos às vias com maior fluxo de veículos.

“Quando é detectada alguma interferência no trânsito, a equipe da Central Semafórica consegue alterar, remotamente, o tempo semafórico de cruzamentos, mudando seus tempos, se houver, por exemplo, incidentes na via”, aponta o secretário da Semob.

Há, ainda, o sincronismo dos aparelhos para operar a chamada “Onda Verde”, que está disponível em todos os equipamentos interligados à Central Semafórica. Tal sistema funciona nas vias em sentido ao Centro da cidade, no período da manhã, e em sentido aos bairros, à noite e de madrugada, de forma a otimizar a fluidez no sistema viário e garantir segurança aos motoristas e pedestres.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-entrega-conjunto-semaforico-e-obras-de-melhorias-viarias-no-campolim/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-entrega-conjunto-semaforico-e-obras-de-melhorias-viarias-no-campolim