Dia Mundial do Meio Ambiente em Sorocaba tem ação especial no RDC da Água Vermelha neste domingo (5) – Agência de Notícias

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, neste domingo (5), uma ação especial no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados. A atração também faz parte da Semana do Meio Ambiente, que será comemorada até o dia 11 de junho na cidade.

O evento contou o plantio de 100 árvores de diferentes espécies, como primavera, pau-ferro, pau-viola, aroeira-salsa e aroeira-pimenteira. O objetivo é garantir a ampliação da área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização.

A equipe da Sema coordenou todo o procedimento, desde a estrutura necessária para o plantio, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro municipal, até a utilização de tutores e insumos.

No RDC, também houve exposição de animais taxidermizados (“empalhados”), organizada pelos profissionais de Educação Ambiental. Os participantes ainda puderam saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais da Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, como a emissão de autorização para poda e casos permitidos de supressão de árvores, licenciamento ambiental, fiscalização ambiental (queimada e ruído de escapamento de motocicletas, por exemplo). O intuito é sensibilizar a população sobre os procedimentos corretos a serem adotados em cada caso.

Ainda celebrando a data comemorativa, durante a tarde, no Parque da Biquinha, um grupo de estudantes da BigUp School participou de uma ação plantio de mudas de pau-Brasil, ipê e aroeira pimenteira, na companhia de José Francisco Leme, profissional da Sema, com mais de 30 anos de experiência em atividades de plantio.

“Esse é mais um grande movimento realizado pela Prefeitura, com o objetivo de estimular a população a preservar o meio ambiente e viver de forma sustentável, compreendendo a necessidade da preservação da natureza”, disse o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Thiago Santoro.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/dia-mundial-do-meio-ambiente-em-sorocaba-tem-acao-especial-no-rdc/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dia-mundial-do-meio-ambiente-em-sorocaba-tem-acao-especial-no-rdc