Coaves Kids tem encontro gratuito no Zoo de Sorocaba no dia 30 de julho – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) realizarão, no dia 30 de julho, às 9h, o encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Crianças de 6 a 12 anos terão a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre as curiosidades das aves que vivem no parque.

A ação de Educação Ambiental é realizada mensalmente e tem como intuito reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico. A classe das aves está bem representada no plantel do Zoo. São mais de 500 indivíduos de cerca de 150 espécies diferentes, entre elas, pelicano, jacutinga, papagaio-de-cara-roxa, gavião-pega-macaco, casuar, atobá-pardo, condor-andino e suindara.

No encontro, as crianças terão a oportunidade de conhecer curiosidades das aves corredoras, como o casuar, o avestruz e a ema, além das corujas. Os participantes também vão aprender quais são as aves ameaçadas de extinção e têm um papel extremamente importante para as florestas, como a jacutinga, considerada uma excelente dispersora de sementes. Ela se alimenta, por exemplo, de frutos da palmeira juçara, árvore típica da Mata Atlântica, colaborando na manutenção das florestas.

A equipe da Sema também vai falar sobre os cuidados oferecidos às aves que habitam o Zoológico, em especial, o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades, além de aprenderem sobre algumas funções desempenhadas pelo parque na conservação das espécies.

Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Durante a atividade educativa, a garotada também vai receber binóculos para conhecer as aves de vida livre que moram lá. Sorocaba abriga, aproximadamente, 300 espécies de aves e, no Zoológico Municipal, é possível encontrar dezenas delas, como a lavadeira-mascarada, o sanhaço-cinzento, o beija-flor-tesoura, entre outros.

A Sema informa que não é necessária inscrição prévia e o ideal é que a garotada use roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche individual.

O ponto de encontro do grupo será em frente ao portão de serviço do Zoológico Municipal, que está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/coaves-kids-tem-encontro-gratuito-no-zoo-de-sorocaba-no-dia-30-de-julho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=coaves-kids-tem-encontro-gratuito-no-zoo-de-sorocaba-no-dia-30-de-julho