Passeio gratuito pela Igreja de João de Camargo ocorre neste sábado (6) – Agência de Notícias

Neste sábado (6), das 14h às 16h, os sorocabanos terão a oportunidade de participar gratuitamente do passeio guiado pela Igreja de João de Camargo – a Capela Senhor do Bonfim. As inscrições gratuitas já podem ser feitas, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a atividade intitulada Projeto “Passeios Culturais” faz parte da programação mensal da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” e ocorre dentro da programação comemorativa de 368 anos de fundação do município (15 de agosto), sendo coordenada pelo pesquisador José Rubens Incao.

O objetivo da visita monitorada é destacar aspectos históricos, curiosidades e costumes ligados a locais emblemáticos da cidade. No passeio guiado, a população terá a oportunidade de conhecer a vida e a obra de João de Camargo (1858-1942), além de prismas de fé e arte encontrados na capela.

Construída em 1907 e tombada em 1995 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), a igreja é formada pela capela principal, com seus altares laterais, arco cruzeiro e altar mor, pela sala lateral, onde são preservados instrumentos da Corporação Musical São Luís e a mobília pertencente ao Monsenhor João Soares e adquirida por João de Camargo, e pela sala maior, onde funcionou a Escola Mista e hoje abriga um pequeno auditório. O quarto que pertenceu a João de Camargo, com sua cama, objetos e roupas, continua preservado.

A atividade é voltada a pessoas com idade a partir de 12 anos e tem vagas limitadas. O ponto de encontro do passeio será em frente à Igreja de João de Camargo, que está localizada na Avenida Barão de Tatuí, 1.083, no Jardim Paulistano. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/passeio-gratuito-pela-igreja-de-joao-de-camargo-ocorre-neste-sabado-6/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=passeio-gratuito-pela-igreja-de-joao-de-camargo-ocorre-neste-sabado-6