Em um ano e meio, Sorocaba já economizou perto de R$ 25 milhões em parcerias público-privadas para obras e melhorias na cidade – Agência de Notícias

Por meio de medidas mitigadoras, compensatórias e de doações, Município deixou de utilizar esses recursos dos cofres públicos para realizar, com celeridade, obras e ações importantes à população.

A Prefeitura de Sorocaba já economizou perto de R$ 25 milhões dos cofres públicos, por meio de parcerias público-privadas, em medidas mitigadoras, compensatórias e doações ao Município, para realizar, com celeridade, obras e ações importantes à população na cidade, desde o início do atual Governo, em janeiro de 2021. Os recursos públicos que deixam de ser utilizados para essas finalidades são direcionados para áreas prioritárias aos moradores, tais como; educação, saúde, transporte e segurança.

No ano de 2021, foram R$ 8,5 milhões em mitigadoras e R$ 806,5 mil em doações. Neste ano de 2022 até o mês de julho, já são R$ 13,2 milhões em mitigadoras e R$ 2,3 milhões em doações providos pela iniciativa privada à cidade.

As parcerias ocorrem graças ao trabalho integrado realizado pelas secretarias de Governo (Segov), de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Mobilidade (Semob), com o suporte ainda de outras secretarias municipais, que verificam, junto às empresas que têm empreendimentos no município, as contrapartidas legais para custear essas obras, de forma compensatória.

“As parcerias público-privadas têm sido o foco do nosso governo, no sentido de dar celeridade às ações em benefício da população. Não somente revitalizando espaços públicos, como praças e parques, que são demandas antigas da população, mas também realizando outras melhorias de infraestrutura necessárias. Somos muito gratos por todos esses parceiros importantes para o desenvolvimento da nossa cidade e que, assim como nós, amam Sorocaba!”, diz o prefeito Rodrigo Manga.

Entre as obras e melhorias já realizadas nesse período, estão revitalizações e implantações de praças e áreas de lazer; sistemas de drenagem e esgoto; pavimentação de vias; melhorias de tráfego; implantação de Miniterminais de Ônibus; construção de pontes; recapeamento de vias de paralelepípedo; reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs); implantação de iluminação pública com luminárias de LED, dentre muitas outras, em todos os quatro cantos da cidade.

“Diferentes programas municipais utilizam-se desses recursos privados para custear benfeitorias importantes na cidade aos munícipes, como, por exemplo, o programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, que já revitalizou 27 praças e áreas de lazer, com dezenas de outras obras em andamento”, afirma Darwin de Almeida, secretário de Serviços Públicos e Obras.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/em-um-ano-e-meio-sorocaba-ja-economizou-perto-de-r-25-milhoes-em-parcerias/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=em-um-ano-e-meio-sorocaba-ja-economizou-perto-de-r-25-milhoes-em-parcerias