Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (1), no gabinete da Secretaria de Recursos Humanos (SERH), a assinatura entre a Prefeitura, por meio da SERH, e a Fundação Eletros de Seguridade Social, do contrato de Previdência Complementar para os servidores públicos que desejarem, sob a supervisão técnica da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba).
Estiveram presentes na ocasião o secretário de Recursos Humanos, Cleber Fernandes, a presidente da Funserv, Silvana Chinelatto, o vice-presidente da Funserv, José Antônio de Oliveira Junior, o presidente da Fundação Eletros, Pedro Paulo da Cunha, o diretor de Benefícios Previdenciários da Fundação Eletros, Carlos Eduardo Brasil, o gestor de Planejamento da SERH, Carlos Eduardo Golob Lara Santos; e a chefe da Divisão de Administração de Pagamentos da SERH, Marisa Lopes Santaguida.
Durante a reunião, além da assinatura do contrato, foram sanadas dúvidas e houve troca de informações com os representantes da Fundação Eletros, que estavam muito satisfeitos com a parceria entre a instituição e a Prefeitura, por meio de contrato firmado com a SERH.
Segundo o presidente da Fundação Eletros, Sorocaba é uma das primeiras cidades do País a implantar a Previdência Complementar. “A cidade está em franca expansão e sendo considerada uma excelente cidade para se viver. Além da excelente gestão que vem sendo realizada, não somente na Secretaria de Recursos Humanos, como em toda a Administração, tornando, assim, Sorocaba uma referência, tanto na região, como em outros estados brasileiros. Isso tudo nos motivou a fazer essa importante parceria”, enfatizou.
O secretário da SERH, Cleber Fernandes, também destacou a importância do novo contrato. “Todo o empenho da nossa equipe, desde o inicio do projeto, até o contrato ser efetivamente firmado com a instituição, foi excepcional e, assim, estamos satisfeitos com os resultados obtidos e a celebração deste contrato”.
Tendo assinado o contrato, a SERH, agora, irá providenciar todas as adequações necessárias, para, então, começar a divulgar as opções de Previdência para os servidores e, assim, começarem as adesões facultativas daqueles que desejarem.
O que é Previdência Complementar?
A Previdência Complementar (ou privada) consiste em uma renda que tem como origem de seus recursos a contribuição do próprio titular (*servidor), programada para o futuro, conforme estabelecido em contrato. Ela possibilita ao servidor, facultativamente, acumular reservas para que, no futuro, possa desfrutar de uma complementação na sua aposentadoria e assegurar pensão aos seus dependentes, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida pós-laborativa.
Além de ser um instrumento eficaz para complementar a aposentadoria paga pela Funserv, a Previdência Complementar também pode viabilizar aos servidores a elaboração de projetos pessoais no futuro.