A Divisão de Turismo, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), acompanhou, na quarta-feira (9), estudantes do 7º ano C da Escola Estadual “Professor José Quevedo”, unidade escolar do Cajuru, em uma visita turística e cultural a diversos pontos da cidade.
O projeto, que teve início em sala de aula, é intitulado “Turistando Sorocaba”. Inicialmente, os alunos criaram uma agência de viagens, pesquisando sobre os locais turísticos no município. Após escolherem alguns desses pontos, a escola os levou à experiência da visitação na prática.
O grupo contou com o auxílio da equipe de turismo da Sedettur, que já vem trabalhando, junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), um projeto semelhante, que visa expandir os horizontes do estudante, além da sala de aula para a vivência em outros espaços, ampliando a aprendizagem e aprimorando a experiência no ensino
“A proposta trazida pela escola tornou-se um projeto-piloto, que já vem sendo estudado pelo COMTURne que se encontra em fase de desenvolvimento”, explica a chefe de Divisão de Fomento ao Turismo, Daniele Leite.
Também em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), o grupo visitou a Casa do Turista, o Jardim Botânico, o Paço Municipal e diversos pontos históricos no Centro da cidade.
Na Casa do Turista, os estudantes tiveram explicações sobre os trabalhos da Divisão de Turismo e a importância do desenvolvimento turístico de Sorocaba. No Jardim Botânico, foram recepcionados por uma equipe de Engenharia Agrônoma, que explicou a relevância da natureza no nosso cotidiano, reforçando a necessidade de sua preservação.
No Paço Municipal, além de aprenderem sobre os prédios e monumentos que compõem o Parque do Paço, os estudantes foram recebidos pessoalmente pelo prefeito Rodrigo Manga, que estava em atendimento no programa “Quarta com o Prefeito”.
Por fim, o último ponto de parada do grupo foi o Centro da cidade, passando pela Praça Frei Baraúna, Fórum Velho, Obelisco, Mosteiro de São Bento, Praça Carlos de Campos, antigo prédio dos Correios, Praça Fernando Prestes e Catedral. “Sem dúvida, foi uma experiência muito rica para os estudantes. Portanto, pretendemos expandir essa atividade para outras escolas”, conclui Daniela Leite.