Com as temperaturas mais baixas indicadas pelos termômetros, nesta noite de segunda-feira (5), as equipes do “Humanização Inverno” percorreram 30 locais diferentes da cidade. Nesse lugares, foram realizados atendimentos a 48 pessoas em situação de rua, sendo que 16 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Socias (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

As equipes atuam em todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e reforçam, ainda mais, as atividades durante o período mais frio do ano, visto que essa importante ação de auxílio à população em situação de rua se torna ainda mais essencial diante das chuvas e das temperaturas baixas previstas pela meteorologia.

Foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Rua Luiz Mendes de Almeida; Av. Dr. Armando Pannunzio; Rua Serafina Milego Latorre; Benedito Ferreira Telles; Alameda das Catleas; Rua Aristides Silva Lobo; José Luiz Flaquer; Rua José Elias; Av. Comendador Oeterer; Av. Antõnio Carlos Comitre; Rua Capitão Padilha de Camargo; Rua Ricardo Severo; Av. Dom Aguirre; Rua Pandia Calogeras; Rua Antônia C. Camargo; Av. Pereira da Silva; Av. Ulysses Guimarães; Praça Cel. Fernando Prestes; Rua dos Andradas; Praça Benedito Pires; Praça João Naruyuki Sugui; imediações da Casa do Cidadão; Rua Serafim de Souza; Praça Arthur Farjado; redondezas da Rodoviária; Av. São Paulo; Av. Ipanema; Av. Itavuvu e Av. Fernando Stecca.

Força-tarefa

A Secretaria do Gabinete Central (SCG), que integra o programa “HumanizAção”, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), o Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Guarda Civil Municipal (GCM), efetuou, na manhã desta segunda-feira (05), uma força-tarefa de limpeza em vias e espaços públicos da cidade.

Esta ação integrada, em diferentes endereços, coletou resíduos e materiais inservíveis das ruas, calçadas e áreas verdes, deixados, muitas vezes, por pessoas em situação de rua que utilizam esses espaços para abrigo. A ação visa beneficiar tanto essa população, evitando a possível disseminação de doenças com a assepsia dos espaços realizada pelas equipes, bem como a população em geral, que partilha desses ambientes. Além disso, a limpeza proporciona mais organização e asseio aos espaços públicos da cidade.

As ações foram realizadas em cinco diferentes pontos, sendo: imediações da Casa do Cidadão, na Av. Ipanema; entrada do bairro Vila Helena e em vias dos bairros Santa Rosa e Chácaras Reunidas São Jorge.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Ainda, outra forma ainda de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/humanizacao-inverno-intensifica-abordagens-sociais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=humanizacao-inverno-intensifica-abordagens-sociais