Gasolina dispara nas distribuidoras: preço aumenta de R$ 4,07 para R$ 4,40 e produto está em falta – Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Ainda não há risco de desabastecimento

AQUILES EMIR

Ainda não se fala em risco de desabastecimento, mas os postos de gasolina de São Luís vêm enfrentando, desde quarta-feira (29), dificuldades para comprar gasolina a fim de manter seus tanques abastecidos para o feriadão de Ano Novo. Não bastasse a burocracia para se concretizar vendas, o preço do combustível nas empresas de distribuição, sem nenhuma justificativa, aumentou de R$ 4,07 para R$ 4,40, e a tendência é de um aumento ainda maior a partir da próxima semana.

“Pode esperar, a partir de segunda-feira (02 de janeiro de 2023), a gasolina vai estar custando em alguns postos mais de R$ 5,00”, diz um empresário do setor, para quem os distribuidores estão especulando, apostando na elevação dos preços com o fim da desoneração dos impostos federais, ou seja, querem estocar o produto com preço antigo e depois vender com o reajustado.

Um diretor do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sidcombustiveis) confirma a dificuldade para aquisição do produto, principalmente por parte dos postos sem bandeira, que não têm fornecedor fixo. Para esse dirigente sindical, quando aumentar na bomba a culpa novamente vai cair sobre os donos de postos.

Ele não acredita que haverá falta do produto nas Revendedoras, mas não descarta filas, até porque o consumidor está sendo bombardeado pelos veículos de comunicação sobre os aumentos que poderão ocorrer com a volta da incidência de impostos federais, principalmente PIS e Cofins, a partir de segunda-feira.

Aumento – O ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, num comunicado pelas redes sociais,  alerta para essa elevação de preço e diz que o impacto na gasolina será de no mínimo R$ 0,60. O ministro culpa o futuro governo do PT por essa elevação

“Preço da gasolina, diesel e etanol vai AUMENTAR a partir de janeiro por escolha do novo governo.O governo do PT optou por não prorrogar a isenção de tributos federais sobre combustíveis. Resultado: a partir de janeiro gasolina vai aumentar aproximadamente R$ 0,69 e diesel R$ 0,33”, escreveu ele.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tentou, nesta quinta-feira (29), transferir a responsabilidade ao governo atual, dizendo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia baixado uma medida provisória acabando com a isenção dos impostos “para jogar a culpa nas nossas costas”.

Indicado para ministro da Fazenda, Fernando Haddad, porém, corrigiu a informação, admitindo que foi o futuro governo que pediu ao atual ministro, Paulo Guedes, a não prorrogação da isenção tributária, diante da necessidade de se fazer caixa para suportar seus gastos da nova administração.