CAPSs promovem ações em alusão à campanha Janeiro Branco – Agência de Notícias

Coordenação de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) também realiza a “3ª Jornada de Saúde Mental de Sorocaba”, no dia 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Salão de Vidro do Paço Municipal

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) estão promovendo, neste mês de janeiro, diversas ações em alusão à campanha Janeiro Branco, com o objetivo de mobilizar a população em favor da saúde mental, abordando o assunto e contribuindo para a compreensão sobre o tema na sociedade. Neste ano, o tema da iniciativa é: “A Vida pede Equilíbrio”.

Os CAPS AD III “Roda Viva”, CAPS III “Alegria de Viver” e a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI – “Fabrica de Sonhos”) realizarão atividades de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, no dia 26 de janeiro, no Terminal Santo Antônio, das 16h às 19h e no dia 27, das 9h às 12h, no Terminal São Paulo. Serão realizadas entregas de panfletos e dinâmicas de abordagens lúdicas. Haverá, ainda, canto de coral e decoração com painel de fotos.

As unidades CAPS AD III “Roda Viva” e CAPS III “Alegria de Viver” realizarão, ainda, semanalmente, oficinas, palestras, rodas de conversas, atividades de cultura e lazer, abordando a temática do Janeiro Branco, incluindo palestras e oficinas para os colaboradores das unidades.

O CAPS III “Viver em Liberdade” realizará atividades, durante todo mês. As ações englobam a participação dos usuários do CAPS na decoração da unidade, confecção de folders e frases de incentivo à dádiva da vida. O material será distribuído para a vizinhança do CAPS, durante a atividade da caminhada. Além da programação interna, o CAPS realizará uma visita na UBS Hortência para oferecer atenção aos colaboradores, ofertando acolhida e direcionamentos em saúde mental.

O CAPS III “Arte do Encontro” terá decoração, além de ofertas semanais de rodas de conversa, com grupos destacando a importância do cuidado com a saúde mental, aderência ao tratamento e manutenção de hábitos de promoção da qualidade de vida. Também haverá passeio com usuários ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e piquenique no Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, enfatizando a importância do lazer e da socialização para o bem-estar psicossocial.

O CAPS AD III “Saca Só” abordará o tema com os grupos realizados ao longo do mês, além de confeccionar cartazes sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Realizará, ainda, uma ação comemorativa com os usuários da unidade, em um piquenique no Parque da Biquinha, na última semana do mês.

O CAPS IJ “Aquarela”, por sua vez, elaborará um material audiovisual sobre a importância do autocuidado e atenção aos sinais do adoecimento psíquico, atividades nos grupos atuais relacionadas ao tema e entrega de folders sobre os locais onde é possível buscar ajuda.

Para crianças, adolescentes e seus responsáveis, haverá atividades lúdicas que estimulem o respeito às diferenças e à interação entre pais e filhos e que evidenciem a importância do brincar na construção de indivíduos mais saudáveis, capazes e seguros. Além disso, serão feitas atividades de lazer externas, visando maior aproximação entre as crianças e seus responsáveis, possibilitando espaço reflexivo sobre o cuidado com o outro e também ressaltando a importância de “cuidar de quem cuida”.

O CAPS IJ “Ser e Conviver” realizará oficinas acerca do tema: “Como cuidar da saúde no cotidiano por meio do fazer”. Realizará, ainda, rodas de conversa, com reflexões a respeito do que é saúde mental.

Já, as Residências Terapêuticas realizarão entregas de materiais confeccionados pelos residentes para a vizinhança, além de passeios e atividades externas, possibilitando o lazer e a socialização, como forma de cuidado em saúde mental.

3ª Jornada de Saúde Mental de Sorocaba

Por fim, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) realizará a “3ª Jornada de Saúde Mental de Sorocaba”, no dia 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Salão de Vidro do Paço Municipal. O encontro reunirá profissionais da saúde da rede pública, para uma aproximação da Rede de Atenção Psicossocial e a conscientização sobre a importância dos cuidados em saúde mental.

“São diversas e variadas atividades, para valorizar e abordar o cuidado com a saúde mental. A ideia é elucidar, cada vez mais, as pessoas e trazer luz à importância deste tema”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/capss-promovem-acoes-em-alusao-a-campanha-janeiro-branco