Prefeitura de Sorocaba realiza reunião entre profissionais da Educação e Saúde para atualização de protocolos e encaminhamentos em saúde escolar – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, na segunda-feira (19), no Centro de Referência em Educação (CRE), uma reunião entre diretores das instituições educacionais e representantes da Secretaria da Saúde (SES) para abordar os encaminhamentos e protocolos a respeito da saúde escolar.

Na ocasião, houve a participação do enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Leonardo da Silva, que esclareceu sobre os encaminhamentos e as condutas necessárias em eventuais casos de urgência e emergência, dando orientações acerca de noções de primeiros socorros. Segundo o enfermeiro, foi uma ótima oportunidade para reunir profissionais da área escolar e tratar de assuntos tão importantes, tirando as dúvidas dos participantes. “O SAMU está à disposição para atendimentos de urgência e emergência em Sorocaba e nas demais cidades que fazem parte da regional, pelo telefone 192. Ainda, para responder quaisquer dúvidas relacionadas a situações, como essas, a Central de Regularização do SAMU dispõe de equipe 24 horas, igualmente preparada para atendê-los”, enfatizou.

Participaram também desse encontro o Dr. Alexandre Ascêncio e a Dra. Maria José Castro, representantes da Secretaria da Saúde de Sorocaba, a fim de elucidar as dúvidas e contribuir com informações sobre os procedimentos e as condutas adotadas pela SES e, ainda, dialogar a respeito das necessidades de atendimento médico dos estudantes e como realizar esses encaminhamentos.

A supervisora da área de Saúde da Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, Iris Domingues de Araújo e Silva, também contribuiu, apresentando as recomendações que abrangem possíveis casos de investigação epidemiológica e a promoção das medidas de controle indicadas.

“A Educação e a Saúde precisam caminhar juntas! É fundamental a articulação das instituições educacionais com a Saúde, uma vez que essa parceria possibilita as melhores práticas a serem adotadas pelas escolas, diante de situações relacionadas à saúde dos estudantes”, enfatizou a chefe da seção de Apoio aos Programas de Saúde Escolar da Sedu, Andréia Cardoso Avallone.

Para a coordenadora administrativa da Sedu, Izaura Mendes, “a educação é um processo que contribui para o desenvolvimento do sujeito e a saúde é norteadora da vitalidade e da qualidade de vida dos indivíduos. Assim, Saúde e Educação são processos que, por sua contribuição mútua para o indivíduo e a sociedade, necessitam caminhar lado a lado, em uma formação cidadã”.

Fotos: Sedu/Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-realiza-reuniao-entre-profissionais-da-educacao-e-saude-para-atualizacao-de-protocolos-e-encaminhamentos-em-saude-escolar