Prefeitura visita E.M. “Ana Cecília Falcato Prado Fontes” para conferir projeto realizado no Espaço Maker da unidade – Agência de Notícias

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e com a participação do prefeito Rodrigo Manga, realizou visita, nesta sexta-feira (18), à E.M. “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jd. Renascer, Zona Norte da cidade. O intuito foi ver de conferir um projeto inovador realizado na rede municipal de ensino e protagonizado pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Inseridos no conceito de aprendizagem “mão na massa”, desenvolvido no Espaço Maker da escola, eles produziram um carrinho, utilizando materiais recicláveis e movido à força elástica.

Durante a visita, o prefeito Rodrigo Manga parabenizou os estudantes e o corpo docente pelo cuidado e dedicação ao ensino no Espaço Maker, que funciona como um laboratório de novos projetos criados pelos próprios alunos, onde eles têm à disposição uma série de ferramentas e recursos. “É um orgulho imenso poder presenciar nossos alunos colocando tantas ideias criativas em prática. A Sala Maker é mais uma das iniciativas inovadoras que estamos realizando nas escolas da rede municipal, promovendo o desenvolvimento dos nossos estudantes”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Sob a supervisão da professora Adriana Walter, a turma aproveitou os materiais recicláveis separados pela equipe escolar para confeccionar o carrinho movido à força elástica. A iniciativa permitiu, além do trabalho de conscientização ambiental e do incentivo ao reuso de materiais, a execução de atividades que permeiam várias disciplinas, como, por exemplo, Ciências, Matemática, Robótica, Leitura e Produção Textual.

“Inicialmente, buscamos aproveitar os recursos reutilizáveis e disseminar a ‘cultura maker’ para estimular a criatividade e a autonomia dos nossos alunos. No decorrer do projeto, percebi que poderia ir além e colocamos em prática a produção de quadrinhos, nos quais cada criança pôde construir uma narrativa para contar sobre a experiência e o processo de confecção do carrinho”, explicou a professora.

O aluno Gustavo Tyler contou, empolgado, como foi sua participação na confecção do novo “brinquedo”. “Foi muito legal poder montar tudo sozinho e do jeito que eu queria. Estava muito ansioso para poder terminar logo e poder brincar com ele”, disse, enquanto mostrava sua criação.

Durante sua passagem pela escola, foi entregue ao prefeito uma carta escrita pelos alunos da unidade, apresentando outro projeto que está sendo desenvolvido pela turma do 5° ano do Ensino Fundamental, com a proposta de demonstrar o trabalho desenvolvido pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim, colaborando para a formação cidadã de cada criança.

O estudo de gêneros textuais faz parte desse mesmo projeto e a próxima etapa será a elaboração de uma entrevista com autoridades municipais, sendo que o convite para participar já foi feito ao chefe do Executivo local. O pedido foi prontamente aceito pelo prefeito Rodrigo Manga e a entrevista ocorrerá, em breve. O resultado será exposto na Feira Cultural da escola, que será realizada no mês de novembro.

“Receber nosso representante municipal no ambiente escolar é extremamente importante e incentivador para os alunos. Esse é o reconhecimento que muitos esperam e agrega valor, não só à formação acadêmica dos pequenos, mas também à comunidade como um todo, fazendo com que todos se sintam percebidos e mostrando todo o potencial que nossa escola possui”, ressaltou a diretora, Gilvonete Schimitz.

“Até o momento, já estão em operação 23 Espaços Maker em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A iniciativa é voltada para o desenvolvimento da criatividade, inovação e tecnologia entre os estudantes. Conceitos de robótica, programação, artes, engenharia, culinária, marcenaria, por exemplo, podem ser trabalhados com nossos alunos, de maneira prática, criativa e instigante”, destacou o gestor de Planejamento e Execução da Sedu, professor Leandro Aparecido Soares.

Também estiveram presentes na visita o vice-diretor da unidade, Jairo de Souza; a orientadora pedagógica, Juliana Pereira; as gestoras de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Liani Sai e Patrícia Justo; e a professora formadora do programa Edutec, Taís Klarosk.

Fotos: Bruna Franco – Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-visita-e-m-ana-cecilia-falcato-prado-fontes-para-conferir-projeto-realizado-no-espaco-maker-da-unidade