Prefeitura de Sorocaba divulga programação especial da Carreta Literária em referência ao Dia e à Semana Nacional da Leitura – Agência de Notícias

A biblioteca itinerante Carreta Literária, que chegou a Sorocaba no fim de agosto e já está encantando alunos, pais e educadores na rede municipal de ensino, fará um tour por vários locais públicos da cidade, em referência ao Dia Nacional da Leitura (12/10) e à Semana Nacional da Leitura e Literatura (10 a 14 de outubro), quando também estará acessível a toda a população. O equipamento móvel remete a um “book truck” e conta com um acervo com 500 livros novos, além de vários jogos.

A iniciativa faz arte do projeto “Lugares de Ler”, da Sedu, que está presente em aproximadamente 100 escolas do município de Sorocaba. A Carreta Literária, integrada ao projeto, resulta de uma parceria com a empresa de produção cultural CEC Brasil e tem patrocínio da CPFL Energia, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). “É uma forma importante de valorizar a leitura e a literatura no processo de aprendizagem dos nossos alunos, que são impactados desde a infância, de modo a introduzir o hábito da leitura no dia a dia das crianças”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Agora, levando o projeto para fora do ambiente escolar, muito mais crianças e adolescentes poderão se beneficiar com essa iniciativa, que consiste em um estímulo lúdico e muito eficiente de acesso à leitura”, completa a gestora Desenvolvimento Educacional da Sedu, Izaura Mendes.

O acervo da Carreta Literária conta com títulos dirigidos ao público infantil e infantojuvenil. Entre eles, estão obras conhecidas, como as das séries “Harry Potter”, de J. K. Rowling; e “Diários de um Banana”, de Jeff Kinney; bem como “As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis; “Malala e seu lápis mágico”, de Malala Yousafzai; “Gente pequena, Grandes sonhos”, de Maria Isabel Sánchez Vegara; entre muitas outras. Além dos livros, também foram disponibilizados ao município jogos educativos e o espaço, convidativo à leitura e às brincadeiras com os jogos em duplas ou em grupo, reúne cadeiras, mesas, puffs e tendas, oferecendo um atrativo a mais para o público leitor.

Confira, abaixo, a programação completa: 10/10 (segunda-feira), no CRE – Centro de Referência em Educação Rua Artur Caldini, 211 – Jd. Saira 11/10 (terça-feira), na Prefeitura de Sorocaba – Térreo do Paço Municipal Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041 – Alto da Boa Vista 12/10 (quarta-feira), na Prefeitura de Sorocaba – No estacionamento em frente ao Paço Municipal Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041 – Alto da Boa Vista 13/10 (quinta-feira), na Câmara Municipal de Sorocaba Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.945 – Alto da Boa Vista 14/10 (sexta-feira), na Praça Cel. Fernando Prestes Centro da cidade

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-divulga-programacao-especial-da-carreta-literaria/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-de-sorocaba-divulga-programacao-especial-da-carreta-literaria