Prefeitura de Sorocaba retoma desfile cívico em Brigadeiro Tobias após sete anos – Agência de Notícias

Civismo, alegria e descontração marcaram, na manhã deste domingo (23), o desfile em comemoração à Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Desde 2015, o evento não vinha sendo realizado e foi retomado, neste ano, pela atual Administração da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom). O vereador Fábio Simoa, membro da Comissão Permanente de Cultura e Esportes da Câmara Municipal, marcou presença no desfile e foi quem contribuiu para a realização do ato, por meio da destinação de recursos via emenda parlamentar.

Centenas de pessoas acompanharam o desfile, que ocorreu ao longo da Avenida Bandeirantes, no bairro de Brigadeiro Tobias. Ao todo, 21 instituições civis e militares participaram da iniciativa, em alusão ao dia 4 de outubro, data de nascimento de Rafael Tobias de Aguiar. O ato começou às 9h e teve aproximadamente uma hora de duração, reunido pessoas de todas as idades, de civis a militares. A concentração ocorreu próximo à Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias e um palco foi montado no Centros Esportivo do bairro.

Não era nem 8h e a família de Astrogildo Corrêa, nascido há 70 anos e criado em Brigadeiro Tobias, já estava toda na calçada, aguardando o início do desfile. Com sombrinhas na mão para se protegerem do sol, eles acompanharam todo o ato, que foi aberto pela Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), da Polícia Militar.

“Um ótimo desfile, em uma manhã linda de domingo. Trouxe muita alegria para todos nós, moradores, sendo uma forma magnífica de privilegiar o nosso bairro e lembrar Brigadeiro Tobias. Sinto-me muito grato e feliz. Valeu esperar por essa retomada do desfile”, comentou Astrogildo, logo após o término do evento.

O secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, representou o prefeito Rodrigo Manga no evento e antecipou que a edição de 2023 do desfile já está assegurada. “O objetivo é o resgate do civismo, da cultura, da história e do patriotismo, além da manutenção das tradições, mobilizando, sobretudo, toda a comunidade de Brigadeiro Tobias. Para o ano que vem, já podemos esperar um desfile ainda maior e mais bonito”, explicou.

Acompanharam também o desfile os secretários municipais Marcio Carrara (Educação – Sedu) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), além do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Henrique de Agrella; da Capitão PM Ana Costa, representando o CPI-7; do Tenente Maskio, do 7º Batalhão da PM (7ºBPMI), e do Tenente Nunes, do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (14º Baep).

“O bairro de Brigadeiro Tobias merecia, de verdade, ter de volta um espetáculo como esse. Aumenta o sentimento de pertencimento de cada um da comunidade, que se mobilizou para participar. É evidente que todos aqui têm um compromisso com o resgate cultural e colaboram no que for possível para tornar essa região um local cada vez mais agradável, sem esquecer da nossa cultura e tradição“, frisou o vereador Fábio Simoa.

As organizações motorizadas foram as primeiras a participar do desfile: Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, 7º BPMI e 14º Baep. Ainda, houve aqueles que participaram a pé: Tiro de Guerra, Veteranos do Tiro de Guerra, E.M. “Dr. Milton Leite Oliveira”, E.E. Brigadeiro Tobias, Colégio Dom Bosco e Grupo de Ginástica (Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias).

Aluna do Estúdio de Dança para Todos, do Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias, Maria Eduarda, 10 anos, não escondia a ansiedade de desfilar pela primeira vez. “Não vejo hora”, disse, enquanto pegava o seu bambolê e a mãe dela, Ingrid Godói, 27 anos, ajeitava o laço da roupa da filha. “E vamos lá! Aqui, estamos todos motivados”, disse Ingrid, que também foi para a avenida, como aluna do curso de Zumba, nessa mesma escola.

Na sequência, desfilaram os integrantes do Grupo de Capoeira Muzenza (Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias), Grupo de Jiu-jítsu Guego BJJ Team (Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias), Projeto Centrinho (Associação dos Moradores do Bairro Jardim Eldorado), ONG Grupo Sorriso de Criança, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, Pastoral do Menor da Vila Astúrias, Reabilitação Psicossocial da UBS Brigadeiro Tobias e, fechando o evento, os integrantes dos Narcóticos Anônimos.

“Foi uma manhã inesquecível de domingo. Parabéns a todos que atuaram na organização do desfile, tornando possível essa iniciativa, e à população em geral, que, em massa, prestigiou esse grande evento em memória de Brigadeiro Tobias, que foi um dos mais ilustres personalidades da história, não só de Sorocaba, mais do estado de São Paulo e do Brasil”, complementou o secretário da Secult.

Quem foi Brigadeiro Tobias?

O Brigadeiro Tobias de Aguiar foi um dos principais nomes do movimento liberal no século 19 e um dos líderes da Revolução Liberal de 1942. É o patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Rafael Tobias de Aguiar sempre foi envolvido com a vida pública e tornou-se um dos grandes líderes liberais da primeira metade do século 19. Foi conselheiro do Governo Provincial, depois foi deputado providencial e deputado geral em várias legislaturas. Dez anos após ter iniciado sua vida pública, Rafael Tobias de Aguiar chegou ao respeitável posto de Presidente da Província de São Paulo, cargo que ocupou por duas vezes. Em seus mandatos, ganhou a admiração pública por conduzir ótimas gestões administrativas e investir o próprio salário em melhorias nas escolas e em obras públicas e de caridade.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-retoma-desfile-civico-em-brigadeiro-tobias-apos-sete-ano/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-de-sorocaba-retoma-desfile-civico-em-brigadeiro-tobias-apos-sete-ano