Nova formação a professores da rede municipal aborda práticas inovadoras para o processo de aprendizagem – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), vem proporcionando formações continuadas para professores que atuam nas Oficinas de Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino. O encontro deste mês, realizado na sexta-feira (4), no Centro de Referência em Educação (CRE), trouxe práticas inovadoras, que buscam despertar, cada vez mais, o interesse por parte dos alunos atendidos.

A iniciativa apoia os estudantes com dificuldades de aprendizagem, em Português e Matemática, no contraturno do período regular. Nas formações mensais, os professores exploram estratégias mais assertivas na execução das atividades do componente curricular e debatem diversos temas e abordagens que, posteriormente aproveitados nas Oficinas, colaboram para o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes.

Para iniciar o dia de estudos, a Sedu ofereceu um momento lúdico de acolhimento aos educadores. Organizada pela professora e contadora de histórias da Secretaria da Educação, Leila Chinelatto, a dinâmica incentivou, de forma descontraída, o compartilhamento de parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, poemas, entre outros recursos para o desenvolvimento da oralidade na Educação Básica.

Em seguida, os docentes puderam compartilhar experiências e novas ideias, já praticadas durante as aulas. A professora Noemi Gorini, da E.M. “Profª Ana Cecilia Falcato Prado Fontes”, localizada no Jardim Renascer, por exemplo, compartilhou as dinâmicas adotadas durante suas atividades. Conduzindo de forma descontraída, uma das sugestões apresentadas foi o jogo “Caça-Numérica”, brincadeira que tem um caçador que segue na captura dos colegas, cada um identificado por um numero, utilizando um bambolê. O objetivo é auxiliar os alunos na organização de sequências numéricas propostas, de acordo com o tema abordado.

“Trouxe esse método que adoto nas aulas para despertar o interesse das crianças, de forma lúdica. Os estudantes vão avançando pouco a pouco e, mesmo com a carga horária extensa, conseguimos aumentar a adesão às práticas que desenvolvam o conteúdo programático”, ressaltou Noemi.

Já, a professora Kelly Christiane de Oliveira Cordeiro, da E.M. “Profª Genny Kalil Milego”, situada no Conjunto Habitacional Herbert De Souza, sugeriu atividades com instrumentos musicais para trabalhar a consciência fonológica dos alunos para formações silábicas, por meio da música. A composição de versos e rimas faz sucesso nas Oficinas de Aprendizagem, desenvolvendo trabalhos importantes com os estudantes.

“A ideia da produção de música aumenta o repertório das nossas crianças. As propostas para as aulas são desenvolvidas no segmento das artes, com teatro, apreciação e composição de músicas, aumentando a adesão dos alunos e a efetividade das Oficinas”, explicou Kelly.

“Com esses encontros, procuramos abordar as boas práticas dentro das aulas complementares, ampliando o repertório dos nossos professores. Hoje, contamos com, aproximadamente, 160 educadores que atuam nas Oficinas de Aprendizagem, buscando proporcionar o máximo de recursos para que os alunos possam aprender integralmente, estimulando sua autonomia”, concluiu a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Thais Helena Moraes.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/nova-formacao-a-professores-da-rede-municipal-aborda-praticas-inovadoras-para-o-processo-de-aprendizagem/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=nova-formacao-a-professores-da-rede-municipal-aborda-praticas-inovadoras-para-o-processo-de-aprendizagem