Prefeitura de Sorocaba realiza 34 ações educativas de trânsito no mês de dezembro – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), inicia, a partir desta quinta-feira (1/12), o calendário do mês de dezembro de atividades educativas de trânsito. Em dezembro, estão programadas 34 ações que trabalham 16 temáticas diferentes. As iniciativas ocorrem em pontos e locais estratégicos da cidade.

Durante as atrações, serão realizadas abordagens a públicos específicos no trânsito, como motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas, conscientizando acerca de assuntos importantes, como: limite de velocidade, uso do celular ao volante, trânsito seguro nas proximidades das escolas, entre outros.

“Assim como nos meses anteriores, continuamos recebendo muitas solicitações de escolas da cidade, para atividades exclusivas com os alunos. Acreditamos que a conscientização de um trânsito seguro deve começar desde cedo”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Diante disso, a programação mensal terá início nesta quinta-feira (1/12), no CEI-39 (Vila Barcelona), das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Nessas ocasiões, haverá a atividade “Minicidade”, com simulado de trânsito para os alunos, de forma lúdica, e explicações sobre atitudes para tornar o trânsito mais seguro. Das 14h às 15h30, a equipe fará palestra sobre educação no trânsito e como prevenir acidentes, aos colaboradores da empresa Brio Incorporadora.

Na sexta-feira (2/12), das 7h às 13h, haverá estreia da atividade “Tabuleiro”, na Escola Estadual “Antônio Miguel Pereira” (Central Parque), em que os alunos estarão sob um tabuleiro montado no chão e responderão questões relacionadas à educação no trânsito.

Na próxima semana, de 5 a 9 de dezembro, sete das 15 atividades programadas também são para crianças e jovens, na Escola Municipal “Basílio Costa Daimon” (Parque das Paineiras), CEI-05 (Vila Barcelona), CEI-87 (Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério) e CEI-11 (Jardim Belmejo).

O agendamento de palestras e teatros, para janeiro, já pode ser feito pelo site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Navegando em “Abrir Manifestação”, é possível ter acesso ao formulário para preenchimento. “Contamos sempre com a adesão das escolas da cidade com diferentes atividades lúdicas, para fácil atendimento.

“Também prosseguiremos com a programação mensal de conscientização no trânsito nas principais vias da cidade”, destaca Carlos Eduardo Paschoini, secretário da Semob. Por exemplo, no dia 15, especificamente, está prevista uma atividade especial, sobre o uso correto para vagas preferenciais em estacionamentos, das 13h30 às 15h30, no supermercado Tauste, localizado na Avenida Gal. Carneiro.

Outras ações programadas para novembro, ao longo do mês, são: “Álcool x Direção – Garrafa”, “Motociclista Seguro – Entrega segura”, “Teatro – Deu ruim”, “Celular – Emoji”, “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”, Palestra – “Educação para o trânsito”, “Limite de Velocidade – Blitz”, “Limite de Velocidade – Pit stop”, “Faixa viva – Cones”, “Motociclista Seguro – Painéis” e “Sinalize, dê seta! – Blitz”.

O calendário completo das ações educativas de trânsito da Semob, para o mês de dezembro, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-realiza-34-acoes-educativas-de-transito-no-mes