Blitze de controle de ruído de motocicletas são realizadas no Parque Esmeralda e na Vila Elza – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) promoveram, em conjunto, na quarta-feira (30), blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas na Rua José Ricieri Orlandi, no Parque Esmeralda, e na Rua Adolfo Frederico Schleiffer, na Vila Elza. Foram aplicadas, no total, 23 autuações e uma motocicleta foi apreendida pela PM.

O objetivo da ação é coibir a poluição sonora na cidade causada pelos escapamentos de motocicletas desregulados, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Os profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal avaliaram seis motocicletas, sendo que uma delas foi autuada por infração ambiental, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Os agentes de trânsito da Urbes, por sua vez, autuaram 21 motociclistas por diferentes irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM avaliou 17 motocicletas e aplicou uma autuação, além de apreender um dos veículos.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são informados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/blitz-de-controle-de-ruido-de-motocicletas-e-realizada-no-parque-esmeralda-e-na