Artista morador de Sorocaba conquista primeiro lugar no Salão de Belas Artes da Marinha do Brasil 2022 – Agência de Notícias

O artista plástico Carlos Osvaldo Zabalza, morador de Sorocaba, conquistou, no dia 23 de novembro, o primeiro lugar no Salão de Belas Artes da Marinha do Brasil 2022, com a obra “Pátria Amada”. A premiação foi entregue em cerimônia realizada no Centro Cultural Correios de São Paulo, na capital paulista. O tema da edição deste ano foi “A Marinha nos 200 anos da Independência do Brasil”.

Realizado em comemoração à data, o Salão de Belas Artes teve como objetivo incentivar, reconhecer e divulgar a produção cultural dos artistas, com a finalidade de valorizar a expressão artística e oferecer aos participantes a oportunidade de exporem suas obras, estreitando, cada vez mais, o relacionamento da Marinha do Brasil com o meio artístico.

Os sorocabanos inscritos participaram, inicialmente, de uma exposição realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), de 5 a 16 de setembro, no Pátio Cianê Shopping, para a seleção pela Banca Examinadora.

Natural de Córdoba, na Argentina, Carlos vive no Brasil desde 2003 e reside na cidade de Sorocaba desde janeiro deste ano. Entrou no mundo da pintura artística profissional há 15 anos e, hoje, administra sua academia de artes no Trujillo. Em Sorocaba, já participou da exposição “Expressões”, no Pátio Cianê Shopping, e, atualmente, exibe a mostra “Vibrações”, no JF Coffee & Bar. “É uma alegria participar dos 200 anos da Marinha do Brasil e de conquistar um espaço no mundo das Artes. Estou orgulhoso de representar Sorocaba, uma cidade que me abriu os braços amorosamente e, hoje, é parte da minha vida. Agradeço a Deus e a todos meus amigos por fazer isso possível”, declara o artista Carlos Osvaldo Zabalza.

Cada artista pôde inscrever apenas uma obra, que deveria versar sobre “Marinha do Brasil”, “Cidade de São Paulo” e/ou “Independência do Brasil”, com técnica livre. Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Organizadora do Salão, para análise quanto ao tema, e pela Comissão de Seleção e Premiação, constituída por artistas plásticos ou pessoas de notório conhecimento em artes visuais e artistas ligados ao meio cultural, todos indicados pela Comissão Organizadora do Salão de Belas Artes do Comando do 8º Distrito Naval. A exposição final do Salão de Belas Artes da Marinha do Brasil ocorreu de 25 de outubro a 27 de novembro, no Centro Cultural Correios de São Paulo.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/artista-morador-de-sorocaba-conquista-primeiro-lugar-no-salao