Com ajuda de munícipes, “HumanizAção” acolhe 21 pessoas em situação de rua neste sábado (10) – Agência de Notícias

Além das rondas que percorrem rotineiramente vários pontos da cidade, as equipes também verificam os endereços indicados pela população

As equipes do programa “HumanizAção” também atendem, diariamente, as solicitações de munícipes que informam sobre endereços onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio e cuidados. Neste sábado (10), atendendo, inclusive, a esses chamados, foi realizado um total de 50 abordagens sociais especializadas, sendo que 21 das pessoas encontradas aceitaram o convite para acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), local onde têm à disposição, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene. Sempre que necessário, também são feitos encaminhamentos para atendimentos em saúde.

Foram percorridos os seguintes pontos da cidade: imediações do Mosteiro de São Bento; Rua São Bento; Praça Cel. Fernando Prestes; Rua XV de Novembro; Rua Brigadeiro Tobias, Av. Dom Aguirre; Rua Monsenhor Braguinha, Rua da Penha; Rua Barão do Rio Branco; Praça Arthur Fajardo; Praça Tadeu Strunck; arredores do Terminal São Paulo; Av. Afonso Vergueiro; Praça Lions; Av. Afonso Vergueiro; redondezas do Cemitério da Saudade e da UPH Zona Norte; Praça Frei Baraúna; Rua Santana; imediações do Ginásio “Dr. Gualberto Moreira” e do Cerem (Centro de Referência da Mulher).

Essas operações são realizadas pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), em parceria com a Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria de Políticas para Usuários de Álcool e Outras Drogas e da Divisão de Políticas para Pessoas em Situação de Rua, e a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), mais o Serviço de Obras Sociais (SOS). Contam, ainda, com o apoio da Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso), da Urbes – Trânsito e Transportes e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.

Foto: GCM/Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/com-ajuda-de-municipes-humanizacao-acolhe-21-pessoas-em-situacao-de-rua