NOTÍCIAS

Serviço inédito em Família Acolhedora na cidade de Sorocaba tem primeira reunião com famílias inscritas como voluntárias – Agência de Notícias

Em poucos meses, desde que iniciou o planejamento, estruturou o serviço e passou a divulgar o Acolhimento em Família Acolhedora, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), já cadastrou 92 famílias candidatas a receber em seus lares, voluntariamente e de forma temporária, crianças e adolescentes em situação de medida protetiva.

Assim, a Secid proporcionou a essas famílias, nesta terça-feira (7), no auditório da Secretaria, um primeiro encontro, com o objetivo de oferecer orientações e sanar dúvidas aos interessados em participar dessa importante iniciativa.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma modalidade que visa atender crianças e adolescentes afastados do convívio familiar pelo Poder Judiciário, como medida de proteção, e acontece em residências de Famílias Acolhedoras cadastradas e preparadas por equipe técnica especializada. É uma forma alternativa ao acolhimento institucional, ou seja, evita que crianças e adolescentes tenham que ir para os lares ou abrigos e percam o direito à convivência familiar e comunitária.

Estão entre os principais objetivos desse serviço inovador: proporcionar cuidados individualizados em ambiente familiar; preservar os vínculos da criança ou adolescente com a família de origem (a não ser que haja determinação judicial em contrário); possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas; garantir a segurança, o convívio e a vivência familiar; favorecer o desenvolvimento individual e interromper o ciclo de violência e violação de direitos, entre outros.

Podem ser acolhidos pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora crianças e adolescentes com idade até 18 anos. Já, para as famílias que tenham interesse em receber e cuidar temporariamente dessas crianças em seus lares, os requisitos são: • Ser maior de 21 anos (sem restrição de gênero ou estado civil); • Residir no município há, no mínimo, um ano; • Não ter interesse em adoção; • Apresentar boas condições de saúde física e mental; • Participar das capacitações ofertadas pela equipe do serviço; • Não possuir antecedentes criminais.

As famílias candidatas inscritas serão convidadas a participar, inicialmente, de um encontro com a equipe do serviço, para conhecerem os critérios de elegibilidade, antes de serem encaminhadas para participar de um curso de capacitação, que visa à continuidade do processo de inclusão.

Para obter mais informações a respeito do serviço e de como se inscrever, os contatos são pelo site: tinyurl.com/Familia-Acolhedora; pelo Whatsapp: (15) 99101-4772 ou pelo e-mail: [email protected].

Arte: Thiago Delmonde/Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/servico-inedito-em-familia-acolhedora-na-cidade-de-sorocaba