Prefeitura, Saae/Sorocaba e Cetesb implantam estação automática de monitoramento da qualidade da água do Rio Sorocaba – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) implantaram uma estação automática de monitoramento da qualidade da água do Rio Sorocaba, na captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, localizada nas dependências da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S2.

O objetivo do novo sistema é aprimorar, ainda mais, o monitoramento dos parâmetros da qualidade de água, o qual já era executado pelo Saae/Sorocaba, de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Com o novo equipamento de multiparâmetros, as análises, que eram coletadas de hora em hora, passaram a ter os parâmetros atualizados de cinco em cinco minutos. O sistema possui equipamentos de última geração para a medição de oxigênio dissolvido, pH, temperatura da água, condutividade elétrica e turbidez.

“É mais um grande avanço que estamos dando, por intermédio da parceria desenvolvida entre o Saae/Sorocaba e a Cetesb, pois podemos acompanhar os parâmetros referentes à qualidade da água do Rio Sorocaba de forma instantânea e automatizada, bem como compartilhar as informações e dados, de forma on-line, entre os órgãos competentes”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

A instalação da estação automática de monitoramento foi realizada em novembro passado e teve sua vistoria final na última segunda-feira (6). O ato contou com a presença do diretor de Produção do Saae, Reginaldo Schiavi, do diretor-presidente da Cetesb-SP, Thomaz Toledo, acompanhado dos diretores de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, e de Controle e Licenciamento Ambiental, Glaucio Attorre Penna, mais o gerente do setor de Hidrologia da Cetesb, Luís Altivo, bem como representantes da Cetesb/Sorocaba e do Departamento de Águas e Energia (Daee)/Sorocaba.

Captação da água no Rio Sorocaba

Com a implantação do novo sistema produtor de água do Vitória Régia, o Saae/Sorocaba tem, atualmente, desde julho de 2021, o Rio Sorocaba como uma nova alternativa para captação, tratamento e distribuição de água, garantindo o pleno fornecimento de água, com toda qualidade, para a população.

Na ETA Vitória Régia, destaca-se, ainda, o tratamento da água à base de ozônio, empregado por meio de tecnologia inovadora e pioneira na América Latina. Essa ETA reforçou a distribuição de água tratada, não apenas na Zona Norte e na Zona Industrial, como se tornou, também, uma alternativa auxiliar no abastecimento de toda a cidade, pois está ligada ao sistema de todo o município, por meio de 10 quilômetros de novas adutoras.

O Saae/Sorocaba realiza análises dos principais parâmetros de potabilidade da água de saída das estações de tratamento, além das coletas diárias em vários pontos das redes de distribuição por toda a cidade. Todos os parâmetros se encontram dentro do estabelecido pela Portaria GM/MS N° 888, de 4 de maio de 2021. A autarquia também faz atendimento imediato de quaisquer eventuais desconformidades relatadas pelos munícipes.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-saae-e-cetesb-instalam-estacao-para-monitorar-agua-do-rio-sorocaba