Sexta-feira Santa é marcada por espetáculo “A Paixão de Cristo” no Parque dos Espanhóis – Agência de Notícias

A noite da Sexta-feira Santa, dia 7 de abril, foi marcada pela encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, o qual reuniu um grande público de mais de 8 mil pessoas, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis.

Com direção de Alexandro Giovanni, presidente da Casa de España Sorocaba “Dom Felipe II”, e direção artística de Mario Pérsico, a peça contou com 120 pessoas envolvidas em uma superprodução. O evento é uma realização da Casa de España Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e das Paróquias Nossa Senhora do Povo, de Brigadeiro Tobias, e São Francisco de Assis, da Vila Assis, além de contar com recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Fábio Simoa. A encenação faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade, por meio da Lei Municipal nº 8.222/2007.

Prestigiaram esse grande evento na Vila Assis, compondo a frente de autoridades, o prefeito Rodrigo Manga, o secretário municipal de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, além do diretor do evento, Alexandro Giovanni, dos vereadores Fábio Simoa e Fernando Dini e do Padre Fernando Giuli, da Paróquia São Francisco de Assis.

Na ocasião, o vereador Fernando Dini entregou ao presidente da Casa de España Sorocaba “Dom Felipe II” a Lei nº 12.758, de 4 de abril 2023, de sua autoria, que transformou o espetáculo “A Paixão de Cristo” em patrimônio cultural e imaterial.

“Eu tenho certeza que esta encenação também é uma obra de Deus, independentemente de religião, e que ele vai estar alcançando a cada um de nós, nesta noite, para que saiamos fortalecidos daqui. Oramos para que possamos nos unir e fazer valer o que está escrito na entrada de nossa cidade, que ‘Sorocaba é do Senhor Jesus’”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

O espetáculo representa 12 momentos da vida de Jesus Cristo: Anunciação do anjo à Maria; Nascimento de Jesus; Batismo; Milagres; Sermão da Montanha; Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Santa Ceia; Lava-pés; Traição de Judas; Horto das Oliveiras (prisão de Jesus); Julgamento e Condenação; terminando com a cena da Ressurreição.

A seguir, houve também a Via Crucis, um momento bastante aguardado pelo público, que percorreu as ruas do bairro, ao lado dos artistas, com a encenação do flagelo de Jesus. Essa etapa da apresentação mostra todo o calvário vivido por Cristo, do momento em que recebe a cruz e a carrega, até a sua crucificação e martírio, seguido de seu sepultamento e ressurreição, ponto alto de toda a apresentação e que emocionou muito os presentes. Um show de luzes tornou esse auge ainda mais grandioso.

A realização da encenação e toda a parte da Via Crucis contaram, ainda, com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). O percurso teve início no Parque dos Espanhóis e seguiu até o Morro do Garrido, no bairro Parada do Alto.

Fotos: Thiago Delmonde / Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/sexta-feira-santa-e-marcada-por-espetaculo-a-paixao-de-cristo-no-parque-dos-espanhois