Sorocaba terá investimento de R$ 1,7 bilhão e pelo menos 700 novos empregos diretos gerados para produção de compacto híbrido-flex da Toyota – Agência de Notícias

Fotos: Marcel Herrera, Bruno Rodrigues e Rodrigo Alcântara

Prefeito Rodrigo Manga reuniu-se com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para acertar investimentos no município, com foco na área da saúde, e reunião com prefeitos da Região Metropolitana (RMS) já no próximo mês de maio

Sorocaba foi destaque na solenidade realizada no Palácio de Bandeirantes, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (19). O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a adesão da Toyota do Brasil ao Programa ProVeículo Verde, que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes, por meio da liberação de crédito acumulado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além do benefício sustentável, com a fabricação do novo modelo de automóvel, Sorocaba tem outro motivo muito importante para comemorar: a Toyota investirá cerca de R$ 1,7 bilhão na cidade e gerará, inicialmente, pelo menos, 700 novos empregos diretos, além dos indiretos. O modelo com motorização hídrido-flex será composto por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa, ou seja, não utiliza energia externa, ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração.

O início da fabricação do compacto híbrido-flex está previsto para 2024, na unidade da Toyota em Sorocaba. Trata-se de o maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022.

“Hoje é um dia muito importante para Sorocaba, pois, mais uma vez, estamos presenciando a força que a cidade tem no cenário nacional. Teremos, por meio deste importante investimento, a geração de muitos novos empregos, além de um passo importante no campo da sustentabilidade. Isso é um motivo de muito orgulho para todos nós, sorocabanos”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, durante sua fala no Palácio dos Bandeirantes.

O governador Tarcísio enalteceu o bom momento econômico estabelecido em Sorocaba. “Parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Em breve, vamos anunciar mais investimentos na cidade de Sorocaba, para gerar cada vez mais empregos e trazer mais melhorias para este município tão importante no estado e no País”, afirmou o governador.

“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação, para atender às necessidades dos consumidores. Esta é uma solução sustentável, que vai gerar empregos e desenvolvimento econômico”, destacou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A montadora japonesa é a única com toda sua operação fabril localizada no Estado de São Paulo. Além de Sorocaba, conta com unidades em Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, em plena capacidade, totalizando aproximadamente seis mil colaboradores.

A solenidade também contou com a presença da primeira-dama de Sorocaba e senadora suplente, Sirlange Frate Manganhato, do secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, e dos secretários municipais Paulo Henrique Marcelo, de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom).

Após a solenidade, o prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama Sirlange Frate Maganhato foram recebidos no gabinete do governador Tarcísio. Lá, eles firmaram o compromisso de futuros investimentos no município de Sorocaba, com foco na área da saúde, e a data de uma visita do governador a Sorocaba, já no próximo mês de maio, para uma reunião com os prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entre outras agendas fechadas.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tera-investimento-de-r-17-bilhao-e-pelo-menos-700-novos-empregos-diretos-gerados-para-producao-de-compacto-hibrido-flex-da-toyota