Prefeitura realiza 4ª edição do “Pedala Sorocaba” neste domingo (4) – Agência de Notícias

A manhã ensolarada deste domingo (4) atraiu um grande público para participar da 4ª edição do  “Pedala Sorocaba”. A concentração teve início às 8h, no estacionamento frontal do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Os ciclistas reuniram-se para trilhar um percurso de aproximadamente 10 km, com destino à Praça Dom Tadeu Strunck e retorno ao Paço Municipal.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), e contou com o apoio das Secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom) e de Mobilidade (Semob), mais o suporte da Urbes – Trânsito e  Transportes e do Saae/Sorocaba, sendo um evento aberto a pessoas de todas as idades, sendo atletas ou não. Foi, também, a primeira das quatro edições em que o passeio aconteceu em um domingo, pela manhã, uma vez que as edições anteriores foram eventos noturnos, durante a semana. A pedido do público, especialmente pela chegada da temporada mais fria, de outono-inverno, foi feita a mudança, passando, agora, para o primeiro domingo de cada mês.

Participaram do “Pedala Sorocaba” o secretário de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav),  Vitor Hugo Tavares, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, ao lado dos muitos munícipes, entre atletas e ciclistas amadores.

“Essa iniciativa é muito importante e muito legal para a população, porque está aberta à participação de toda a família, sem restrição de idade. Podem fazer o passeio de bicicleta os filhos, os pais e os avós. E é muito bom que as crianças também participem, porque é um incentivo à prática esportiva. O objetivo, de maneira geral, é motivar as pessoas a terem uma atividade física, o que é muito bom para a saúde de todos”, sugeriu o secretário Vitor Hugo Tavares, mais conhecido no meio esportivo como Vitor Mosca.

Um exemplo dessa participação em grupo veio do Leandro Vidigal, morador do bairro Aparecidinha, que esteve acompanhado do filho e de alguns amigos, os quais chegaram todos animados para participar. “Muito bom poder participar, principalmente por estar com meu filho e os amigos. É um bom programa para o domingo de manhã”, ele opinou.

Juliana França, uma mineira de Belo Horizonte, mas moradora de Sorocaba há 11 anos, participou, pela primeira vez, do evento e elogiou a iniciativa. “Eu sempre pedalo pela cidade, somente com meu namorado. Mas adorei a experiência de fazermos esse trajeto todos juntos. Foi muito organizado, com o suporte da Prefeitura, muito bom. Com certeza, nós vamos participar outras vezes”, revelou.

As amigas Arlete Alves, Márcia Couto e Cláudia Andrade vieram, juntas, para realizar o trajeto de bicicleta. É a quarta edição do “Pedala Sorocaba” e a quarta vez que elas participam. “Nós estamos sempre juntas, pedalando, geralmente nos fins de semana. E fazemos parte de um grupo bem maior, a Corrente do Bem, que reúne cerca de 60 mulheres para as corridas de rua, há mais de um ano. E, agora, há mais ou menos seis meses, iniciamos o Pedal do Bem, que está no começo, com umas das seis mulheres participantes. Do ‘Pedala Sorocaba’, que é maravilhoso, nós pretendemos continuar fazendo parte também”, conta Márcia, que também é conhecida como a “Emília das corridas”. “No próximo Pedala, eu quero vir vestida de Emília também”, ela adianta. Para o grupo, o incentivo das ações municipais está sendo muito bem aproveitado. Até os aniversários elas já estão comemorando sobre as bikes. “O número de anos de cada aniversariante é também a quantidade de quilômetros que a gente pedala para comemorar”, diz Arlete.

Nesta edição do Pedala, mais uma vez, o percurso partiu do Paço Municipal, seguindo pela Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame e Avenida Dom Aguirre, até chegar à Praça Dom Tadeu Strunck. Já, o trajeto de retorno seguiu pela Avenida Dom Aguirre até a Ponte Pinga-Pinga, Alameda Batatais, Avenida Joaquim Silva, Avenida Rudolf Dafferner, chegando de volta ao Paço Municipal.

O sistema Integrabike também esteve disponível para os munícipes, com a possibilidade de fazer a devolução das bicicletas em qualquer uma das 15 estações do sistema, após o término do evento, sem cobrança pelo tempo extra. Dessa forma, foi possível completar com tranquilidade todo o trajeto do passeio.

A Semob e a Urbes – Trânsito e Transportes, mais uma vez, ofereceram todo suporte à condução e sinalização do fluxo ao longo do trajeto, com o auxílio de agentes de trânsito. Além disso, o Saae/Sorocaba disponibilizou água potável aos participantes, nos pontos de partida e chegada.

A próxima edição do “Pedala Sorocaba” será no primeiro domingo de julho, no dia 2.

Fotos: Jessica Palma e Ricardo Campolim/Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-realiza-4a-edicao-do-pedala-sorocaba-neste-domingo-4