Instituto Humberto de Campos recebe “Patrulha Legal” da Sesu/GCM em ação educativa contra as drogas – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), dá sequência ao programa “Patrulha Legal”. Dessa vez, a ação educativa contra o uso de drogas ocorreu no Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, Zona Oeste da cidade, voltada ao público infantil e adolescente atendido por essa entidade.

O Instituto, que realiza um importante trabalho social no contraturno escolar, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, abriu as portas para as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil, com a presença também do secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro. O intuito foi orientar as crianças sobre como ficar longe de substâncias tóxicas e os inúmeros malefícios que estão relacionados ao seu uso.

“O programa foi desenvolvido para alertar sobre os malefícios do uso de drogas, preparando as crianças e os jovens, caso tenham algum contato com qualquer tipo de entorpecentes. Ações educativas, como esta, garantem que informações preventivas cheguem até o público-alvo e sejam repassadas para pais e familiares, assegurando uma plena conscientização acerca do tema”, aponta o secretário da Sesu.

Cerca de 100 crianças e jovens da instituição, de 5 a 15 anos, participaram da ação, que igualmente propiciou momentos de interação com a equipe da Sesu. Dentre as atividades realizadas, houve a atuação do Canil da GCM, com o cão terapeuta Buddy, que atraiu a atenção de todos. Da raça Golden Retriever, ele é treinado para interagir de forma dócil com as crianças e mostrou todo seu talento, sob os comandos da Guarda Municipal.

O programa municipal “Patrulha Legal” é desenvolvido nas escolas públicas e demais instituições que atendem crianças e adolescentes na cidade. “O programa colabora na formação e crescimento das crianças como cidadãos. Assim, elas podem ter acesso a informações importantes e de fácil compreensão, que talvez não teriam de outra forma”, ressalta a coordenadora pedagógica do Instituto Humberto de Campos, Ana Cristina Vaz Pinheiro.

A empolgação com a visita dos agentes multiplicadores da GCM foi unânime, despertando o interesse dos presentes, não só pela forma simples e didática com que o assunto é abordado, mas também pelas atividades exercidas pelas equipes em prol da segurança na cidade.

“Hoje, eu aprendi que preciso falar ‘não’ para continuar saudável e bem. O uso de drogas não é legal e deixa muitas famílias tristes”, disse Murilo Marcelo Teixeira, de 9 anos de idade.

O contato com a Sesu, para solicitações de agendamento de ações da “Patrulha Legal”, pode ser feito diretamente na sede da Secretaria, que fica na Rua Castanho Taques, 100, no Jardim Ana Maria, Zona Norte da cidade. Outra forma de contato é pelo telefone: (15) 3212-9400, ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/instituto-humberto-de-campos-recebe-patrulha-legal-da-sesu-gcm-em-acao-educativa-contra-as-drogas