Prefeitura de Sorocaba entrega 10 novos ônibus 0 km e mais três 100% elétricos – Agência de Notícias

Agora, toda a frota que atende a cidade é nova, conta com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes entregaram, na tarde desta terça-feira (1), mais 13 novos ônibus 0 km, sendo três 100% elétricos e ambientalmente corretos e mais 10 convencionais para renovação da frota.

A apresentação dos veículos, da concessionária City Transportes, ocorreu na Praça dos Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre.

A empresa Eletra Industrial é a fornecedora dos veículos elétricos e uma das parceiras da City nesse projeto ecológico. Além dos benefícios ambientais, o custo de manutenção de um ônibus elétrico representa 36% do despendido com o modelo convencional, que é movido a diesel, e a lona de freio também dura quatro vezes, por exemplo. O consumo médio do ônibus elétrico é de 1,6 kWatt/hora, por quilômetro rodado.

O prefeito Rodrigo Manga esteve presente na apresentação dos novos ônibus e falou sobre a importância de mais essa entrega para a cidade. “Ao embarcar nesses novos ônibus, os munícipes irão se deparar com um espaço mais moderno, tecnológico e silencioso. Além disso, os ônibus elétricos são totalmente ecológicos e geram bem menos custos ao transporte público”, destaca.

Além do prefeito Rodrigo Manga, estiveram presentes no ato o presidente da Urbes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; mais os vereadores Cristiano Passos e Fábio Simoa. A City Transportes esteve representada pelo seu gerente de Operações, Nélson Delgado Filho; e a empresa Eletra Industrial, pelo gerente comercial, Silvestre Cavalcante.

“Sorocaba está inovando a cada dia, com tecnologias da mais alta qualidade para a comodidade e o conforto dos munícipes. Com mais essa entrega de ônibus zero quilômetro, temos toda a frota da cidade nova, com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos”, aponta o presidente da Urbes. “O ônibus elétrico, por sua vez, permite uma condução suave e silenciosa. Não há ruídos ou emissão de fumaça na atmosfera”, conclui.

Sorocaba opera, atualmente, com 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são transportados 4,7 milhões de passageiros, rodando um total de 2,2 milhões de quilômetros. Hoje, são 36 ônibus superarticulados e 33 articulados. A capacidade de transporte de todo o sistema é de até 660.671 passageiros, por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros, por dia útil.

Em 2021, foram incorporados à frota 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45, também todos zero quilômetro. Neste ano de 2023 até agora, já são 49 ônibus novos. Até o fim deste ano, ainda está prevista a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará mais 36 novos ônibus e em torno de 45 mil passageiros, por dia, serão favorecidos com mais essa melhoria no transporte coletivo de Sorocaba.

Fotos: Michelle Alves/Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-entrega-10-novos-onibus-0-km-e-mais-tres-100-eletricos