Programa “Adote Sorocaba” firma novas parcerias para manutenção e preservação de espaços públicos da cidade – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba firmou, na manhã desta quarta-feira (22), novas importantes parcerias, por meio do programa municipal “Adote Sorocaba”, coordenado pela Secretaria de Governo (Segov). Desta vez, mais cinco espaços públicos serão contemplados pelo programa, por da iniciativa de uma associação, uma empresa e um munícipe pessoa física.

Viabilizado pela Lei Municipal nº 12.494, de 13 de janeiro de 2022, o programa “Adote Sorocaba” permite que espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, academias ao ar livre, canteiros, vias públicas, museus, bibliotecas, monumentos, entre outros equipamentos de valor cultural, além de Ecopontos e outras áreas públicas possam ser adotados por pessoas físicas e jurídicas.

“Ao assinar o Termo de Adoção, o adotante assume o compromisso de providenciar os serviços de zeladoria e conservação do local escolhido. Isso auxilia a valorizar e cuidar, ainda mais, dos espaços públicos do nosso município, tornando Sorocaba uma cidade cada vez mais linda de se viver”, diz a secretária de Governo, Samyra Toledo.

A primeira adoção do dia foi das jardineiras instaladas no Jardim Bandeirantes. Elas receberão manutenção e conservação pela Sociedade de Melhoramentos dos Jardins Bandeirantes, Novo Bandeirantes e Alpino, representada pelo presidente da associação, Sandro Augusto Rosa. “É muito prazeroso colaborar com o programa ‘Adote Sorocaba’, ainda mais em prol do bairro onde nasci e cresci. Além de deixar o local mais bonito e arborizado, as jardineiras já ajudaram muito a coordenar o fluxo de veículos, tornando a região mais tranquila e segura”, disse.

Já, a segunda adoção foi da área de lazer localizada na Rua Horácio Cenci, no Parque Campolim, pela moradora do bairro, Ana Paula Falsetti Conte. “É uma área verde que já havíamos adotado anteriormente, por meio do antigo programa ‘Adote uma Praça’. Continuaremos com o plantio de árvores e o processo de zeladoria de todo o espaço”, ressaltou.

Por fim, a Praça José Dario de Oliveira, localizada no Parque Campolim; a Praça Nove de Julho, no Centro; e a Praça Winston Churchill, na Vila Trujillo, foram adotadas pela empresa Manchester Outdoor Ltda., que, no momento da assinatura do Termo de Adoção, esteve representada pelo proprietário, Marcio Rene Rocha. “O ‘Adote Sorocaba’ é um projeto muito inovador no Brasil e que servirá de inspiração para outros municípios. Os serviços inclusos serão: poda, roçagem, manutenção em mobiliários, limpeza, pinturas, reformas, entre outros tão importantes”, comentou.

Como funciona o “Adote Sorocaba”?

O interessado em adotar um espaço público, por meio de Termo de Adoção, assume o compromisso de cuidar desse local e propor melhorias, via um Programa de Trabalho que deve ser apresentado por ele e aprovado pela Prefeitura.

Em contrapartida, terá o direito, se desejar, de instalar engenho publicitário voltado à comunicação e ao fortalecimento de sua imagem institucional; utilização de frases e imagens relativas ao local adotado e para a divulgação das ações executadas, além de utilização do local para atividades institucionais temporárias, desde que previamente analisadas e autorizadas pela Prefeitura de Sorocaba.

Mais informações sobre como participar do programa “Adote Sorocaba” podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3238-2501, ou ainda, pelo e-mail: [email protected].

Fotos: Isabely Sette/Programa de Estágio – Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/programa-adote-sorocaba-firma-novas-parcerias-para-manutencao-e-preservacao-de-espacos-publicos-da-cidade