Sorocaba recebe recursos para ampliação do Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII) – Agência de Notícias

Uma ação importante, na área de segurança, promovida pelo atual Governo Municipal, é a criação do Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), sistema cujo objetivo é unificar as informações coletadas por videomonitoramento, as quais são compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município.

Com esse projeto, são utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos da cidade.

Agora, o Município acaba de assinar contrato com a empresa vencedora da licitação para ampliação desse sistema, etapa que prevê a instalação de câmeras, fixas e móveis, para videomonitoramente, além de toda a infraestrutura necessária, na região do bairro Brigadeiro Tobias, na Zona Leste, e em outros três bairros da Zona Norte. Os recursos para essa nova etapa de funcionamento do COII são oriundos de emenda parlamentar do vereador Fábio Simoa, no valor aproximado de mais de R$ 100 mil.

Além disso, neste ano, novas licitações serão abertas para contemplar cada vez mais bairros e todas as regiões da cidade com esse moderno sistema, que também já está sendo instalado nas escolas municipais de Sorocaba. O valor total do investimento na ampliação de todo o sistema ultrapassa R$ 2 milhões.

Participaram do certame cinco empresas com comprovada expertise nessa área. Agora, após a conclusão do processo de licitação, há o prazo de até 180 dias para a instalação dos equipamentos, a partir da ordem de início dos serviços, de acordo com o estabelecido em contrato.

As câmeras a serem instaladas são do tipo Dome PTZ (pam, tilt e zoom), câmera LPR (para leitura automática de placas) e câmera Metadados (com tecnologia de analíticos e inteligência). Também estão inclusos toda a infraestrutura necessária para instalação, a configuração e os serviços para o pleno funcionamento do sistema.

“Esta é apenas a primeira etapa de ampliação desse importante sistema, que deverá abranger todas as regiões da cidade”, afirma o prefeito Rodrigo Manga. Na Zona Norte, o contrato também abrange os bairros Jd. São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugênia.

Essas ações, no campo da segurança pública, vêm a somar com outras iniciativas já em execução em Sorocaba, tais como: a Operação Delegada, que permite que Policiais Militares (PMs) atuem em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), em seus períodos de folga; a ampliação do efetivo da GCM, com a realização de concurso público, entre outras.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-recebe-recursos-para-ampliacao-do-coii