Carnaval 2023 tem Grito de Abertura em Sorocaba e Corte é eleita – Agência de Notícias

Neste sábado (4), aconteceu a abertura oficial do Carnaval 2023, no Sorocaba Clube, no Centro da cidade, com a presença de centenas de pessoas da comunidade do samba. Organizada pela União Sorocabana de Escolas de Samba (Uses), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, sem o uso de recursos públicos, a programação contou com a realização do tradicional Grito de Carnaval e a eleição da Corte.

O Município deu apoio à Uses, com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), para promover a segurança de todos. Já, a Acusa (Associação Cultural do Samba de Sorocaba) realizará, de 17 a 21 de fevereiro, uma recheada programação de Carnaval no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, também com o apoio da Prefeitura e sem uso de recursos públicos, a qual, igualmente, já pode ser conferida nas redes sociais: @prefeituradesorocaba.

A eleição da Corte de Carnaval foi uma oportunidade para as famílias sorocabanas que gostam da folia de reviver o genuíno espírito do Carnaval, com a animação da cantora Teresa Baddini e banda. O evento contou com a presença do secretário de Governo (Segov), João Alberto Correa Maia (Governo), que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, do secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, e do presidente da Uses, Jorge Vieira de Moraes.

A abertura oficial do Carnaval 2023 foi comandada pela vice-presidente da Uses, Elaine Souza. Após os candidatos a Rei Momo, Rainha do Carnaval, Cidadão do Samba, Cidadã do Samba, Rainha Plus Size e Rainha LGBTQI+ se apresentarem ao público, uma Comissão Julgadora, formada por 12 profissionais da área artística de Sorocaba e de São Paulo, analisou diferentes quesitos, como desfile de fantasia, resposta a uma pergunta feita pela apresentadora, simpatia, desenvoltura no palco, além de desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão.

Os eleitos foram: José Alexandre (Rei Momo), Aline Soares (Rainha do Carnaval), Flaviane Maria (1ª Princesa), Gisele Sallis (2ª Princesa), Foguinho – Mário Alves (Cidadão do Samba), Adriana Aparecida Nascimento (Cidadã do Samba), Jéssica Rocha Costa (Rainha Plus Size) e Vânia Antônio (Rainha LGBTQI+). Após a coroação e entrega de faixas aos novos representantes da Corte 2023, o secretário de Governo, João Alberto Correa Maia, fez a entrega da chave ao Rei Momo.

Em seguida, na Rua São Bento, teve a apresentação de baterias das escolas de samba Furiosa Real, Planeta Negro e 3º Centenário, além do bloco LGBTQI+. Já, para encerrar a noite, a cantora Teresa Baddini, acompanhada de sua banda, finalizou a festa, com um show envolvendo as tradicionais marchinhas de Carnaval e sambas-enredo, na sacada do Sorocaba Clube.

“Foi uma festa muito gostosa! Agradeço à Prefeitura por todo apoio dado para a realização deste evento”, afirmou o presidente da Uses, Jorge Vieira de Moraes.

Fotos: Marcel Herrera/Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/carnaval-2023-tem-grito-de-abertura-em-sorocaba-e-corte-e-eleita