Sorocaba realiza campanha contra tuberculose nas unidades de saúde – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizará, entre os dias 20 e 31 de março, a campanha periódica contra a tuberculose. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nas unidades de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA) e no CMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado).

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos.

Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, sempre acompanhada do tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas, a orientação é procurar uma unidade de saúde, para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas, o paciente recebe o resultado.

Caso seja positivo, o mesmo é direcionado imediatamente para o tratamento, que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

“Essa campanha periódica é fundamental, para que as pessoas tenham acesso às informações sobre a doença e conscientizem-se da importância de fazer os exames necessários, a fim de obter o tratamento adequado, o quanto antes”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3219-2200.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-realiza-campanha-contra-tuberculose-nas-unidades-de-saude