Rede municipal de ensino inaugura mais dois Espaços Maker e soma 29 unidades com o recurso voltado à cultura de aprendizagem “mão na massa” – Agência de Notícias

Mais duas escolas da rede municipal recebem o laboratório e reúnem alunos, servidores da Educação, pais e responsáveis para a apresentação dos novos espaços.

A E.M. “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jardim Renascer, na Zona Norte, e a E.M. “Quinzinho de Barros”, na Zona Leste da cidade, são as mais recentes unidades escolares a inaugurar os seus Espaços Maker, que, agora, passam a integrar o projeto pedagógico dessas escolas.

As inaugurações contaram com a presença do secretário da Educação (Sedu), professor Marcio Carrara, e de gestores da Sedu, além de pais e responsáveis de alunos e outros convidados das comunidades locais.

Nessas escolas, os projetos foram elaborados contando com a parceria da Associação de Pais e Mestres (APM), responsável por administrar os recursos advindos do Fundo Rotativo Escolar (FRE), em diálogo com as equipes pedagógicas de cada escola.

“Nós começamos a pensar nessa ideia ainda em outubro do ano passado, pesquisamos, fizemos todas as adaptações necessárias para aplicar o projeto em nossa escola e, agora, estamos muito felizes em poder disponibilizar esse novo recurso aos nossos alunos, que estavam ansiosos para ver a sala pronta”, conta a diretora da E.M. “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, Gilvanete Schimitz Rodrigues.

Ao lado dos alunos, as famílias também foram recebidas nos Espaços Maker das escolas e puderam conhecer melhor essas salas, que funcionam como um misto de laboratório e oficina. Adequados às necessidades e características dos alunos, esses locais proporcionam a chance de elaboração e produção dos mais variados projetos, sempre vinculados aos princípios da chamada cultura maker, que consiste em criatividade, colaboração, escalabilidade e sustentabilidade.

“É sempre uma alegria poder levar aos nossos alunos novos recursos, como os do Espaço Maker, que contribuem para expandir a criatividade e o desenvolvimento de nossos estudantes”, ressaltou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“O objetivo desses espaços é estimular a criatividade dos alunos para a resolução de problemas, de forma que envolvam também conceitos de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Isso está sendo proposto igualmente nas escolas que ainda não têm o Espaço Maker, de modo a difundir, cada vez mais, a cultura maker na rede municipal”, informa o gestor de Desenvolvimento Administrativo da Sedu, Paulo Bruno Pistilli.

Em paralelo a esses objetivos em comum, é importante que cada escola adapte seu projeto às características e necessidades próprias daquela determinada comunidade escolar. “Em nossa unidade escolar, por exemplo, idealizamos um espaço que privilegia o aprender fazer, o desenvolvimento e o aprimoramento da criatividade. Nele, adicionamos diversos instrumentos que abarcam diferentes saberes e que certamente propiciarão inúmeros ganhos na construção de conhecimento para nossos alunos”, considera a diretora da E.M. ‘Quinzinho de Barros’, Iara Paques.

Também os pais ficaram encantados com os novos recursos que estão sendo oferecidos aos alunos. A mãe da aluna Khiara, que estuda na E.M. “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, Geni dos Santos, sintetiza um pouco desse impacto tão positivo sobre as famílias. “É um lugar que acolhe nossos filhos e nós também nos sentimos acolhidos. E os pais de crianças especiais, além disso, recebem também todo o suporte dentro de um programa de ensino, que é maravilhoso. Estamos muito felizes que, agora, eles ainda podem contar com mais o Espaço Maker”, ela declara.

O primeiro Espaço Maker da rede municipal de ensino foi inaugurado em agosto de 2022, na E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro e, até o momento, já estão em operação 29 laboratórios, como esse.

Trata-se de um investimento muito enriquecedor para todos os envolvidos, destaca a equipe gestora da Sedu. “É muito gratificante vermos os recursos oriundos do Fundo Rotativo da Escola (FRE) serem empregados em inovações pedagógicas, como os Espaços Maker, e isso, sem dúvida alguma, nos motiva a trabalhar, ainda mais, por uma educação pública de excelência em nossa rede de ensino”, pontua a gestora de Desenvolvimento Administrativo, Maria Angélica Martins Alves Porto.

Fotos: Rose Campos/Secom e Sedu/Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/rede-municipal-de-ensino-inaugura-mais-dois-espacos-maker-e-soma-29-unidades