NOTÍCIAS

Chuvas registradas em Sorocaba neste ano já ultrapassam recorde histórico dos últimos dez anos – Agência de Notícias

 

 

Prefeitura de Sorocaba e Saae prosseguem, desde 2021, com obras e outras ações preventivas e de enfrentamento às enchentes.

 

As chuvas registradas em Sorocaba neste ano, isso somente até a metade do mês de março (dia 15), já ultrapassaram o recorde dos últimos dez anos no mesmo período (janeiro a março), atingindo o alto volume de 1.474 milímetros, ante 883,9 mm da média histórica (2013-2022).

Até então, o início de ano mais chuvoso na cidade tinha sido em 2015, com 1.070,9 mm, de janeiro a março daquele ano. Conforme dados também da Defesa Civil, o total de chuvas acumulado em março deste ano, até hoje (dia 15), é de 309 milímetros, quantidade igualmente superior à média histórica do mês todo (2013-2022), que é de 290 mm. Em janeiro deste ano, foram registrados 309 mm de chuvas e 556 mm em fevereiro.

“Trata-se de um ano muito atípico, com um volume altíssimo de chuvas, situação bem contrastante com o início de 2022, quando os níveis dos reservatórios estavam muito baixos e choveu aquém do esperado”, comenta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Desde 2021, a Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) prosseguem com obras e outras ações preventivas às enchentes, nas diferentes regiões da cidade, as quais foram intensificadas e ampliadas no enfrentamento ao problema.

“Em geral, todas essas obras que estão sendo realizadas pela atual Administração são reivindicações muito antigas, de décadas atrás, dos moradores da cidade. Temos ido a cada bairro, conversado com as respectivas comunidades, para ouvir as principais demandas, às quais estamos resolvendo, dia após dia. O objetivo é entregar cada um dessas melhorias, o mais rapidamente possível, para garantir qualidade de vida e dignidade a cada munícipe”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

 

Desassoreamento do Rio Sorocaba

Quanto às obras de ampliação do desassoreamento do trecho urbano do Rio Sorocaba, as intervenções seguem a todo vapor, por meio do uso de dragas e escavadeiras, nas proximidades das pontes Radial Norte (região do Jardim Brasilândia) e de Pinheiros (junto ao Clube do Idoso). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Saae e o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos.

A expectativa é que, nesses dois pontos, cerca 26,2 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados do curso do Rio Sorocaba, sendo que, até o momento, já foram removidos cerca de 10 mil m³ de material, o que equivale ao conteúdo de aproximadamente 800 caminhões cheios. No ano passado, foram retirados 60 mil metros cúbicos (5 mil caminhões) de detritos retirados ao longo do Rio Sorocaba, além de outros 20 mil m³ (1.660 caminhões) do córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste da cidade.

Em janeiro deste ano, o Saae/Sorocaba adiantou, com recursos próprios, a ampliação desses trabalhos de desassoreamento do Rio Sorocaba, nas proximidades da Usina Cultural. Cerca de 1.200 m³ de material (100 caminhões) já foram retirados e o serviço nesse ponto continuará, de maneira intensificada por força-tarefa, para remoção de um banco de areia.

 

Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs)

Outras duas intervenções, que estão entre as principais obras de drenagem previstas para serem finalizadas neste ano de 2023 pelo Saae/Sorocaba, são as construções dos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs) no Parque Vitória Régia e no Jardim Maria do Carmo. Ambas vão minimizar a possibilidade de inundações nos bairros, beneficiando toda a população residente nessas áreas.

As duas serão compostas por dique (muro de contenção) contra alagamentos decorrentes do transbordamento da calha (nível) do Rio Sorocaba, além de reservatório de águas pluviais, dutos e bombas. O RDC Parque Vitória Régia será base, ainda, para a implantação de uma grande área de lazer. Inicialmente, como medida emergencial, já foi concluído um canal de escoamento do Rio Sorocaba, para dar mais vazão às águas, em caso de chuvas intensas, reforçando, com isso, os serviços de desassoreamento do rio.

“O RDC Jardim Maria do Carmo, por sua vez, está sendo construído em uma área pública de 12 mil metros quadrados e o reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade, com capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos de água. E há, também, o projeto do RDC Parque dos Italianos, iniciativa que está em fase de licitação para execução dos trabalhos e que igualmente contribuirá para evitar alagamentos na região central da cidade”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

A criação de área específica para retenção das águas (bolsões) igualmente será providenciada na região do Jardim Marli, para evitar extravasamento do córrego Itanguá. “Os trabalhos no local seguem em ritmo avançado e já notamos que as intervenções feitas, por exemplo, no desassoreamento desse manancial, já surtiram efeito, evitando que, durante as últimas chuvas fortes, as águas invadissem as casas nas proximidades”, fala o diretor operacional do Saae/Sorocaba, Charles Camargo.

 

Mais melhorias

Paralelamente, a Prefeitura e o Saae/Sorocaba executam a troca da primeira, de duas travessias sob o córrego localizado no Jardim Piratininga, na Zona Leste. A fase final de uma delas, com a pavimentação e depois a liberação da via para o fluxo de veículos, terá continuidade, tão logo as condições climáticas favoreçam. Na outra, as fases seguintes são a preparação da base no solo para a instalação das aduelas de concreto, que vão substituir as tubulações da antiga ponte, processo que será realizado também em travessia sobre o córrego da Rua João Guariglia, na Vila Mathilde, Zona Leste.

Outra obra é a ampliação do sistema de drenagem na Alameda Iguape, na Vila Nova Sorocaba, Zona Norte, iniciada em dezembro passado. Serão cerca de 400 metros de tubulação, de 1.200 milímetros de diâmetro. Neste mês, ainda foi concluída a ampliação da rede coletora de esgoto localizada na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, para prevenir casos de sobrecarga e entupimento. Uma nova rede, de 85 metros de extensão, foi instalada no local, para interceptar o esgoto coletado na rede antiga e encaminhá-lo, com maior vazão, diretamente ao emissário que passa sob a avenida.

Ainda, na região da Avenida Afonso Vergueiro, o Saae/Sorocaba realizou criterioso levantamento técnico, em toda a extensão da galeria do córrego Supiriri, até o Rio Sorocaba. No momento, equipe de Engenharia da autarquia faz estudos desse levantamento, para apresentar as melhores soluções para melhorias nessa rede de drenagem.

“Com o passar dos anos, a rede antiga de esgoto, que margeia o córrego Supiriri, ficou sobrecarregada. A região da Av. Afonso Vergueiro trata-se de um ‘fundo de vale’. Nesse ponto, há um trecho de pouca declividade e que recebe toda a contribuição do Centro da cidade e dos bairros Trujillo e adjacências, sobretudo no período chuvoso. Vamos aumentar a velocidade de escoamento dessa área para o rio, para evitar transbordamentos. A intervenção se complementa com a instalação do RDC Parque dos Italianos”, frisa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

 

Obras de drenagem

Entre as principais obras de drenagem realizadas, desde 2021, pela Prefeitura e o Saae/Sorocaba, destacam-se as reconstruções de duas pontes, uma na Estrada José Ribeiro Leite (Estrada do Ipatinga), de acesso à Araçoiaba da Serra, na Zona Oeste; e outra na Rua Felipe Moisés Betti Filho, no bairro Ipanema do Meio, também na Zona Oeste. Além dessas, uma nova travessia foi construída sobre o córrego Lavapés, na Avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros, na Zona Leste.

Por sua vez, em 2022, foi implantada nova rede de drenagem na Rua Salvador Leite Marques, no Éden, Zona Leste da cidade, bem como obras de melhorias na rede localizada na Rua Marechal Castelo Branco, no Jardim Sandra, na Zona Sul. Houve mais a readequação do sistema de drenagem na Rua Ramon Haro Martini, na altura do número 555, na Vila Haro, na Zona Leste.

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/chuvas-em-sorocaba-neste-ano-ultrapassam-recorde-historico-dos-ultimos-dez-anos