Programa “HumanizAção” gera mais de 700 oportunidades de acolhimento a pessoas em situação de rua no mês de maio – Agência de Notícias

As equipes do programa “HumanizAção”, que trabalham de domingo a domingo, 24 horas por dia, proporcionando acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba, realizaram, no mês de maio, 845 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, sendo que esses atendimentos geraram 715 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Ao aceitar o acolhimento, as pessoas têm à disposição no SOS, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar adequado para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço municipal. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

“Estamos, há dois anos, trabalhando ininterruptamente, com essas ações de extrema importância, tanto para as pessoas atendidas, que são tratadas com respeito e dignidade, bem como para a população, que já consegue observar uma mudança de cenário em muitos dos principais pontos da cidade. Tudo isso exige empenho contínuo e não mediremos esforços para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, comenta o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.

Até o final de maio, as equipes do programa “HumanizAção” já realizaram mais de quatro mil abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua neste ano, sendo que esses atendimentos geraram mais de 3,5 mil oportunidades de acolhimento no SOS.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo da segunda-feira (5), as equipes do programa municipal realizaram 82 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 21 diferentes pontos da cidade, sendo que 42 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Mosteiro de São Bento, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Praça Dr. Arthur Fajardo, Largo do Rosário, Avenida São Paulo, Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Pio Xll, Avenida Pereira da Silva, Praça Dom Tadeu Strunck, Rua Epitácio Pessoa, imediações da Rodoviária, Rua Eulália Silva, Rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, Praça Lions, Avenida Dom Aguirre, Boulevard Braguinha, Avenida Gal. Carneiro, Rua Domingues Manoel Pereira e Rua Percito de Souza Queiroz.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos.

O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/programa-humanizacao-gera-mais-de-700-oportunidades-de-acolhimento-a-pessoas-em-situacao-de-rua-no-mes-de-maio