Prefeitura de Sorocaba e Saae adiantam serviços para finalizar desassoreamento do Rio Sorocaba próximo à Ponte Pinheiros – Agência de Notícias

Trabalhos são adiantados, enquanto aguarda-se término da licitação, por parte do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), para continuidade do serviço em outros pontos no trecho urbano do Rio Sorocaba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciaram, nesta sexta-feira (9), com recursos próprios, os trabalhos necessários para dar continuidade às obras de desassoreamento do Rio Sorocaba. As equipes trabalham para concluir a remoção de um banco de areia, nas proximidades do entroncamento da Avenida Dom Aguirre com a Ponte Pinheiros, enquanto são aguardadas as definições, por parte do Governo do Estado de São Paulo, para realizar o serviço em outros pontos urbanos no manancial.

Ao longo da véspera e durante o feriado de Corpus Christi, houve a preparação da pista de acesso, para que o maquinário pudesse alcançar o banco de areia. Até o momento, foram efetuadas cerca de 80 viagens de caminhões, com volume total aproximado de 1.100 metros cúbicos de material. Enquanto cada caminhão faz o descarregamento para a pista, a escavadeira hidráulica, simultaneamente, retira o material do leito do rio, aproveitando toda a rota dos caminhões.

A previsão é que os trabalhos sejam encerrados até o fim de junho e, durante este período, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) vão auxiliar no fluxo de veículos pela Avenida Dom Aguirre, uma vez que uma das faixas da via está temporariamente interditada, devido a essas obras.

Enquanto isso, Prefeitura e Saae aguardam que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, proceda à finalização do processo de licitação para início da nova etapa de desassoreamento do trecho urbano do Rio Sorocaba, em parceria com o Governo do Estado. A previsão é de avanço no serviço, tão logo o Estado defina a empresa vencedora da nova licitação.

“Será possível realizar o desassoreamento em outros pontos do rio ao longo de 2023, no trajeto de 9,2 quilômetros do rio. Inclusive, próximo à Praça Lions, ao Poupatempo e à Avenida 15 de agosto, nas proximidades da Elevatória Esgoto 12. As intervenções nesse manancial  devem ocorrer, sobretudo, em parceria com o Daae, uma vez que o rio corta vários municípios”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Até então, desde 2022, os trabalhos em parceria com o Estado estiveram concentrados em dois pontos do Rio Sorocaba: nas proximidades do Clube do Idoso, no bairro de Pinheiros, e da Ponte da Radial Norte, na região do Jardim Brasilândia. Dois equipamentos do tipo dragline (grandes dragas) e uma escavadeira hidráulica foram usados no serviço, além de caminhões para o transporte do material removido.

As obras de desassoreamento já haviam atingido, até maio passado, a marca de 100 mil metros cúbicos de resíduos retirados do Rio Sorocaba, incluindo 20 mil m³ de sedimentos, ao longo de 1,6 quilômetros do Córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste, também relativos à primeira etapa do contrato de desassoreamento em parceria com o Governo do Estado. Esses trabalhos foram iniciados em março de 2022 e o volume total removido é equivalente ao conteúdo de 8.300 caminhões.

Os principais benefícios das obras de desassoreamento são: remoção de bancos de areia que causam afunilamento da calha; melhora no fluxo de escoamento das águas; redução da possibilidade de sobre-elevação da lâmina d´água e retirada de sedimentos acumulados nos dois cursos d´água. Para execução desses serviços, o Saae/Sorocaba cumpre todos os trâmites necessários de licenciamento ambiental, seguindo os mais modernos requisitos de engenharia.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-e-saae-adiantam-servicos-para-finalizar-desassoreamento-do-rio-sorocaba-proximo-a-ponte-pinheiros