Cruzeirinho 2022 teve Seminário e Congresso Técnico neste sábado (3) – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), realizou, na manhã deste sábado (3), o Seminário de Educação Física e Esporte do 42º Torneio Aberto de Futsal para Crianças e Adolescentes, o Cruzeirinho 2022, além do Congresso Técnico do campeonato, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).

Com início agendado para o próximo sábado (10), o Cruzeirinho 2022 tem como objetivo promover intercâmbio esportivo entre crianças e adolescentes de Sorocaba e região, bem como integrar, socializar e otimizar a participação deles, estimulando a prática do futsal e promovendo a melhoria da qualidade de vida.

“Esse trabalho que desenvolvemos é muito importante, buscando a mudança de comportamento na população, em benefício de hábitos saudáveis de vida. Essa mudança envolve os professores de Educação Física e os técnicos esportivos aqui presentes. Por isso, esse seminário poderá ajudar, qualificando os profissionais para que possam tornar todas as pessoas mais ativas, incluindo nossas crianças e adolescentes; além do próprio torneio, o Cruzeirinho, que incentiva a prática esportiva”, disse o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro Souza, ao abrir a programação.

O Seminário de Educação Física e Esporte contou com bate-papo com a atleta Ednéia Anjos de Souza, o novo reforço da equipe Renasce Voleibol Sorocaba, e com o boxeador olímpico Abner Teixeira, além da palestra “Efeitos Fisiológicos no Treinamento para Crianças e Adolescentes”, com o Prof. Dr. Aylton Figueira Junior, graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC do ABC), pós-graduado em Fisiologia e Bioquímica do Exercício pelo Instituto de Medicina Esportiva, em Cuba, e Mestre e Doutor em Adaptação Humana e Atividade Física e Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Já, no Congresso Técnico do Cruzeirinho 2022, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida realizou o sorteio das chaves e dos grupos da competição, além de apresentar todas as regras, a forma da disputa, a organização das equipes, entre outros detalhes fundamentais do regulamento. A primeira tabela será divulgada na próxima terça-feira (6), no site: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br/.

A Sequav recebeu, no total, 120 equipes inscritas no 42º Torneio Aberto de Futsal para Crianças e Adolescentes, sendo 12 na categoria masculina Sub-8 (nascidos entre 2014 e 2015); 20 na categoria masculina Sub-10 (nascidos entre 2012 e 2013); 23 na categoria masculina Sub-12 (nascidos entre 2010 e 2011); 31 na categoria masculina Sub-14 (nascidos entre 2008 e 2009); 22 na categoria masculina Sub-16 (nascidos entre 2007 e 2006); quatro na categoria feminina Sub-14 (nascidos entre 2008 e 2009) e oito na categoria feminina Sub-16 (nascidos entre 2007 e 2006). Cada categoria conta com apenas um grupo ou chave para disputar o torneio.

Além do secretário Pedro Souza, também compuseram a mesa de honra do seminário Daniel Querido, chefe da Divisão de Competições Esportivas da Sequav; José Geraldo Goldoni Vestena, diretor regional de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo; Vladimir Godoi, presidente da Liga Sorocabana de Boxe; o boxeador medalhista olímpico Abner Teixeira; a atleta do vôlei Ednéia Anjos de Souza; e o palestrante convidado, Prof. Dr. Aylton Figueira Junior.

Fotos: Michelle Alves – Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/cruzeirinho-2022-teve-seminario-e-congresso-tecnico-neste-sabado-3/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cruzeirinho-2022-teve-seminario-e-congresso-tecnico-neste-sabado-3