Prefeitura de Sorocaba apresenta programas municipais de geração de emprego e qualificação profissional para o Ministério do Trabalho em Brasília – Agência de Notícias

Fotos: Divulgação

Representantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), estiveram, entre os dias 28 e 30 de novembro, em Brasília (DF), para apresentar programas de geração de emprego, renda e qualificação profissional do Município ao Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, além de participarem de um seminário para estratégias de ampliação de vagas de emprego e inserção de candidatos no mercado de trabalho.

Em reunião com o secretário nacional de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne, o diretor de Área da Sert, Bruno Santana, e o gestor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, Edson Salinas, tiveram a oportunidade de apresentar o programa municipal “Mutirão de Empregos Sorocaba”, que concluiu sua 22ª edição no dia 28 de novembro, bem como a estreia do quadro “O Contratado”, em que o participante se apresenta para o empresário e, dependendo da vaga compatível e de seu desenvolvimento na entrevista, conquista o emprego oferecido no mesmo momento.

Ambos também falaram sobre a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) de Sorocaba, que oferece cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos à população sorocabana e atua, em parceria com o PAT, para capacitar e empregar os interessados. Na reunião, também estiveram presentes o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Tiago Motta, e a coordenadora-geral do mesmo Departamento, Lucilene Estevam.

“Apesar do feriado do dia 30 em Brasília, fomos recepcionados com toda atenção e pudemos apresentar nossos programas de geração de emprego, renda e qualificação profissional. Programa com tamanha estrutura e assiduidade, como o ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’, ainda não foi visto em lugar nenhum do Brasil. A iniciativa foi reconhecida com bons olhos pelo secretário nacional, Magno Lavigne, que nos convidará para apresentar esse case de sucesso sorocabano em um próximo seminário internacional”, disse o diretor de área da Sert, Bruno Santana.

Em outro momento na capital federal, no San Marco Hotel, a Comitiva de Sorocaba participou de um seminário internacional sobre diagnósticos territoriais para aprimoramento na captação de vagas e ampliação na inserção de candidatos no mercado de trabalho. O evento foi realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Lá, foram abordadas metodologias de pesquisas, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), para saber quais são as áreas que mais necessitam de qualificação profissional, com objetivo de levar acesso a essa população, de forma totalmente gratuita. Além disso, foram apresentados cases de sucesso pelo Brasil, como os da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná e da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, além de exemplos da França.

O encontro proporcionou uma reflexão sobre cada município participante, a fim de otimizar estratégias para melhorar, cada vez mais, os índices de empregabilidade em cada local. “Voltamos com a bagagem cheia de informações e aprendizados para a geração de empregos em Sorocaba”, concluiu o gestor do PAT, Edson Salinas.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-apresenta-programas-municipais-de-geracao-de-emprego-e-qualificacao-profissional-para-o-ministerio-do-trabalho-em-brasilia