“Outubro Rosa em Ação” agita manhã de domingo no Paço Municipal – Agência de Notícias

Fotos: Adriana Massa

Não faltaram ingredientes, como disposição, energia e animação, na manhã deste domingo (16), no Paço municipal, durante o evento “Outubro Rosa em Ação”. O principal objetivo do encontro foi conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero.

A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e da Secretaria da Saúde (SES), reuniu milhares de participantes e trouxe diversas atividades gratuitas, que estimulam a prática do exercício físico e o cuidado com o bem-estar, como passeio de bicicleta, treino de corrida, caminhada e dança.

“A prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero deve ser sempre evidenciada. Para tanto, nada melhor do que reunir amigos e familiares para praticar atividade física e refletir sobre este importante tema”, salientou a primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato.

Os participantes da ação tiveram à disposição, ainda, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento do Ônibus Rosa da saúde da mulher, higienização de pele, entre outras atividades gratuitas.

Uma das responsáveis pela organização, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosangela Perecine, comemorou a presença das pessoas na ação. “Ficamos muito felizes com a adesão de todos esses participantes. Além de enaltecer esta causa tão importante, eles aproveitaram para começar o domingo com disposição e alegria”, pontuou.

Também presentes no evento, os secretários municipais, Dr. Cláudio Pompeo, da Saúde (SES), e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), falaram ao público sobre a importância do Outubro Rosa e da atividade física na rotina das pessoas.

A ação contou com a participação de instituições, empresas e grupos, sendo eles: AASP (Associação de Atletismo Santi Pegoretti), DC (Divas que Correm), Amigas do Pedal, Espaço Divas, Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Corrida Pink do Bem, Pepper Sport Business, Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer), Peregrinos do Cuidar, Casa Cattani, Caminha Sorocaba e Galera Empresto.

Rosilei Monteiro, de 69 anos, que participou do ato fazendo caminhada, elogiou a iniciativa. “Cuidar da saúde é um gesto de amor próprio e também com as pessoas ao nosso redor. Por isso, faço todos os exames preventivos e ainda incentivo meus amigos e familiares a fazerem o mesmo”, contou sorridente, enquanto alongava.

Por fim, ainda teve espaço para ação solidária e gesto de generosidade. Diversas pessoas doaram leite e demais alimentos não perecíveis para a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/outubro-rosa-em-acao-agita-manha-de-domingo-no-paco-municipal/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=outubro-rosa-em-acao-agita-manha-de-domingo-no-paco-municipal