Saae/Sorocaba inicia limpeza preventiva e obras em duas pontes no córrego do Jd. Piratininga – Agência de Notícias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza, preventivamente, a limpeza e manutenção do córrego no Jardim Piratininga, Zona Leste da cidade. Também nesta segunda-feira (24), teve início a substituição de duas pontes sobre o córrego, a fim de melhorar mais a drenagem e evitar possíveis alagamentos nessa região a cidade.

A limpeza do córrego, no trecho das ruas Pedro Péres e Luiz Vicente Verlangieri até o encontro com a ponte da Avenida São Paulo, é necessária para que o sistema, em um percurso de aproximadamente 400 metros de extensão, permaneça em plenas condições de comportar o possível aumento do nível do manancial, durante a estação das chuvas.

A previsão do Saae/Sorocaba é que os serviços no local sejam concluídos até a próxima semana. Eles são executados por meio da utilização de uma escavadeira hidráulica, para retirada do sedimento depositado no fundo do córrego. O material é transportado por caminhões até aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo, carregado em dias de chuva.

Os serviços Jardim Piratininga seguem programação pré-definida pela autarquia, de manutenção de todas as bacias de contenção e córregos do município. Em 2021 e 2022, a autarquia já executou os serviços preventivos, por exemplo, em córregos dos bairros no Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Prestes de Barros (conhecido como Lavapés), Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim e Rua Panamá (Barcelona), mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.

Novas travessias

Anunciada pela Administração Municipal no último dia 22 de setembro, o Saae/Sorocaba executa a construção de novas travessias sobre o córrego do Jardim Piratininga, localizadas no entroncamento da Rua Luiz Vicente Verlangieri com as ruas Doutor Gabriel Rezende Passos, altura do número 136, e Sizina Azevedo Schrepel, 91.

A mão de obra é toda da autarquia e o investimento previsto soma R$ 1 milhão, em parceria com a iniciativa privada, mediante medida mitigadora da empresa JCZ Empreendimentos Imobiliários (Supermercado Confiança). A previsão é que os serviços sejam concluídos em até 90 dias.

As obras consistem, inclusive, na troca de tubulações sob as duas pontes nesse manancial. Ao todo, serão instaladas 53 aduelas de concreto de 5 metros x 2,2 m x 1 m (26 para uma travessia e 27 para outra), 118 metros cúbicos de rachão de pedra, 50 m³ de pedra, 60 m³ de concreto usinado, 224 unidades de painéis de concreto de 2 metros x 0,25 m x 0,25 m e 540 metros quadrados de pavimentação asfáltica, além de gradis, guias de concreto, grama e outros materiais.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/saae-inicia-limpeza-preventiva-e-obras-em-duas-pontes-no-corrego-piratininga/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=saae-inicia-limpeza-preventiva-e-obras-em-duas-pontes-no-corrego-piratininga