NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba é premiado pela ARES-PCJ no 2º Ciclo da Metodologia Acertar – Agência de Notícias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) recebeu, na quarta-feira (1), a premiação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), na cerimônia do 2º Ciclo da Metodologia Acertar. Durante o evento, também foi lançado o 3º Ciclo, envolvendo os prestadores de serviços de água e esgoto.

Na ocasião, o Saae/Sorocaba foi premiado na categoria ‘Reconhecimento’. O reconhecimento, com a entrega de troféus, foi idealizado como forma de valorizar a participação dos prestadores de serviços de água e esgoto e a dedicação de seus profissionais envolvidos no 2º Ciclo da Metodologia, concluída no início de dezembro de 2022. Ao todo, foram entregues 17 prêmios a esses prestadores nas três categorias “Reconhecimento”, “Top 10” e “Destaque”.

De acordo com os organizadores, a metodologia Acertar foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de Informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

A iniciativa traz confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo cada vez mais profissionalismo e estruturação dos processos. A metodologia, instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12/12/2018, é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras Infranacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e o Ministério das Cidades.

Um dos fatores de reconhecimento do bom serviço prestado pelo Saae/Sorocaba se deu pelo resultado de pesquisa de satisfação divulgado em setembro de 2022. O nível de satisfação em relação aos serviços prestados à população atingiu a nota geral de 8,4, em pesquisa encomendada pela ARES-PCJ, órgão que regula 64 municípios do estado paulista. Houve uma significativa evolução na nota em relação às pesquisas anteriores, também coordenadas pela agência reguladora. Em 2017, a nota da autarquia foi 7,8, ao passo que, em 2020, registrava 7,7. Além disso, a tarifa de consumo de água residencial praticada pelo Saae/Sorocaba está entre as mais baratas do Estado de São Paulo, sendo a segunda menor praticada em toda a Região Metropolitana (RMS).

“Esse reconhecimento só valoriza, ainda mais, Sorocaba e o cidadão sorocabano, que contam com uma Administração que se dedica a cuidar do saneamento e da infraestrutura da cidade, para trazer um atendimento excelente à população e o melhor: com uma das tarifas mais acessíveis do estado”, salienta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Representaram o Saae/Sorocaba na cerimônia de premiação a controladora interna, Priscila Leite, a chefe do Setor de Gerenciamento e Captação de Recursos, Janaína Soler Cavalcanti, a líder da Ouvidoria, Gêmina Maria Pires, e a chefe de Departamento de Tratamento de Água, Ana Victória Nishi.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/saae-sorocaba-e-premiado-pela-ares-pcj-no-2o-ciclo-da-metodologia-acertar