NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba participa de Simpósio Internacional sobre Família Acolhedora – Agência de Notícias

O inovador Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, proporcionado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), está presente no “IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar”, em Campinas (SP). O evento, que é realizado pela Unicamp (Universidade de Campinas), em parceria com o NEPP (Núcleo de Estados de Políticas Públicas), o Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp e o Instituto Geração Amanhã, teve início na segunda-feira (20) e prossegue até esta quinta-feira (23), com a participação de especialistas vindos de Portugal, Espanha, Estados Unidos, França e Inglaterra, além de profissionais e equipes de várias partes do Brasil.

A palestra de abertura coube à psicóloga, mestre em Serviço Social, doutora em Sociologia e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância, Irene Rizzini, do Rio de Janeiro (RJ). Estão entre os palestrantes internacionais: Carme Montserrat (ESP), Cristina Peixoto (EUA), Jesús Palacios (ESP), Paulo Delgado (POR) e Jean-Marc Bouville (FRA). E, ainda, entre os palestrantes brasileiros, estão: Adriana Ribeiro, de Campinas (SP), Ana Barbara Storolli, de Campinas (SP), Claudia Vidigal, de São Paulo (SP), Dalízia Amaral Cruz, de Bacarena (PA), Dayene Bernardi, de São Paulo (SP), Débora Vegivani, de São Paulo (SP), Denise Avelino, de Belo Horizonte (MG), e Ednalva Severo, de Foz do Iguaçu (PR), além de vários outros.

O formato dinâmico foi formulado para ser participativo, com a submissão de dezenas de trabalhos, a formação de mesas de debates e muita troca de experiências entre os participantes. “Esse é um evento muito importante para nossa equipe, que está iniciando um trabalho pioneiro na esfera pública em nosso município, que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Além disso, a oportunidade de contato com as palestras e apresentações internacionais e nacionais deve enriquecer, ainda mais, a experiência dos nossos profissionais”, ressalta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Integrando a equipe de Sorocaba participaram também do simpósio a coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Secid, Virginia Theotonio; a assistente social Márcia Castanho da Cunha e a psicóloga Vanessa Ponstnocoff.

Entre os temas que serão debatidos ao longo da semana, estão: “Acolhimento Familiar como Garantia de Convivência em Família e Comunidade para Crianças e Adolescentes em Medida Protetiva”; “Benefícios do Acolhimento Familiar para o Bem-estar Subjetivo”; “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas Especificidades” e muitos outros. Também está sendo oferecida uma série de minicursos, com temas, como: “Trabalho com Família de Origem e Reintegração Familiar” e “Como Trabalhar com Bebês: a acolhida, o acompanhamento e as transições seguras”.

Avanço do Família Acolhedora em Sorocaba Em poucos meses, desde que iniciou o planejamento, estruturou o serviço e passou a divulgar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania, já cadastrou quase 100 famílias candidatas a receber em seus lares, voluntariamente e de forma temporária, crianças e adolescentes em situação de medida protetiva.

Assim, já estão sendo realizados os encontros para esclarecimento e orientação às famílias sobre o funcionamento do novo serviço, sendo que a capacitação das famílias é um dos aspectos primordiais para colocar em prática a iniciativa, que constitui mais uma forma de acolhimento possível para crianças e adolescentes no município.

Podem ser acolhidos pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora crianças e adolescentes com idade até 18 anos. Já, para as famílias que tenham interesse em receber e cuidar temporariamente dessas crianças em seus lares, os requisitos são: • Ser maior de 21 anos (sem restrição de gênero ou estado civil); • Residir no município há, no mínimo, um ano; • Não ter interesse em adoção; • Apresentar boas condições de saúde física e mental; • Participar das capacitações ofertadas pela equipe do serviço; • Não possuir antecedentes criminais.

Para obter mais informações a respeito do serviço e de como se inscrever, os contatos são pelo site: tiny.cc/programafamiliaacolhedora; pelo Whatsapp: (15) 99101-4772 ou pelo e-mail: [email protected].

Fotos: Secid/Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-participa-de-simposio-internacional-sobre-familia-acolh